Núncio Apostólico no Brasil visitou Seminário São Pio X

Fotos: Luiz Estumano.

Sábado, 23 de fevereiro, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello presidiu Santa Missa no Seminário São Pio X, seminário maior da Arquidiocese de Belém, localizado na BR 316, em Ananindeua. A Santa Missa foi concelebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e pelos Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e sacerdotes da Arquidiocese de Belém.

Durante sua homilia, Dom Giovanni D’Aniello refletiu sobre a experiência do conhecimento de Deus, que ela ocorre quando se fica joelhos. Ele ainda destacou que o sacerdote é o símbolo da unidade com Deus e isto deve ser expresso em seu povo.

Para Dom Alberto, a formação é um dos frutos mais bonitos e a possibilidade de compartilhamento do bem por isso a importância do encontro com o Núncio Apostólico com os jovens. “Nós estamos em uma fase muito bonita, do ponto de vista vocacional, com muitas vocações. Os nossos seminários cheios, uma formação levada muito a sério. É um momento de florescimento”.

Ainda em sua homilia, Dom Giovanni D’Aniello afirmou ter sido sua iniciativa conhecer o Seminário e os jovens. “É sempre um desejo que eu expresso quando vou visitar a Diocese, que é encontrar os seminaristas, como também os religiosos e os padres, porque eu acho que aqui é o futuro da Diocese, então pra mim é muito importante”, explicou o Núncio Apostólico no Brasil.

Dom Giovanni D’Aniello presidiu Santa Missa no Seminário São Pio X.

Para o seminarista Paulo Victor Oliveira, a presença do Núncio Apostólico no Seminário possui um grande significado. “É muito significativo saber que ele desejou estar com nós, seminaristas, e que vê como algo importante esse momento para a nossa formação para o nosso crescimento. Toda a preocupação dele e o desejo de que sejamos bem formados possamos sempre mais crescer nesse caminho vocacional para podermos responder aquilo que a Igreja nos propõe e aquilo que Deus deseja de cada um de nós”, conclui o seminarista.

O Cônego Vladian Alves, reitor do Seminário São Pio X, enxerga a visita do Núncio como a confirmação dos passos da Igreja, do Seminário e da missão que vendo sendo realizada. “De fato se torne um ambiente apropriado para  a formação do futuro clero e a gente possa corresponder e estar altura de um tempo que exige cada vez mais uma formação muito mais sólida”, enfatizou o reitor.

Após a celebração, o Arcebispo de Belém acompanhou o Núncio Apostólico junto com os Bispos Auxiliares e sacerdotes em uma visita pelas dependências do complexo. A visita ocorreu por ocasião da comemoração de 300 anos da Diocese de Belém, realizada no dia 22 de fevereiro com celebração eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.