A Igreja lembra nesta quarta-feira, 26, a figura dos santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com muito carinho, também são lembrados os vovôs e vovós, que tanto colaboram para a boa educação dos netos.
A igreja dedicada à Sant’Ana, no bairro Campina, em Belém, iniciou o dia com Santa Missa, às 6h30. Ao meio-dia teve início outra celebração eucarística. Às 17h30 haverá um momento especial para os avós, com missa e bênção.
A programação da festividade segue até o sábado, 29, quando haverá procissão com as imagens dos pais de Maria pelas ruas do centro comercial da cidade.
Na mensagem diária publicada no twitter, o Papa Francisco destacou o valor dos avós para a sociedade e as famílias. “Quanto são importantes os avós na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e fé essencial para cada sociedade!”
|
Devoção
São extraídas do texto apócrifo chamado "Proto-Evangelho de Tiago", originário do século II, as referências para a devoção aos pais de Maria Santíssima. De acordo com o documento, Ana era estéril e alcançou a graça de engravidar após longa espera e intensas orações ao Senhor.
O costume de celebrar santa Ana vem do século VI, no Oriente, e se estendeu pelo Ocidente atingindo o ápice da veneração no século XV. Os dois santos eram celebrados em datas diferentes, mas a partir da reforma do calendário litúrgico, tiveram memória fixada para o dia 26 de julho.
|
Texto: Rodrigo Silva |
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Igreja no Brasil convida cristãos a se juntarem à Campanha para a Evangelização
7 de novembro de 2024
Brasil se prepara para viver o Jubileu da Esperança
7 de novembro de 2024
Pastoral da Pessoa Idosa completa 20 anos praticando cultura do cuidado
6 de novembro de 2024