Parabéns, Monsenhor Marcelino Ferreira!

 
 
A Igreja de Belém está em festa neste dia 14 de março pelo dom da vida do Monsenhor Marcelino Gonçalves Ferreira, Vigário Geral da Arquidiocese, Vice-Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação (FNC) e pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas. Os 72 anos do sacerdote serão comemorados junto à comunidade paroquial que o acolhe com zelo e carinho. A FNC, através da diretoria e dos veículos de comunicação, pede a Deus que torne o ministério sacerdotal do Monsenhor Marcelino cada vez mais frutífero e abençoado.
 
Trajetória
 
 
Monsenhor Marcelino Gonçalves Ferreira, nascido em 14 de março de 1946, é natural de Soure, fruto da união de Trindade Eugênio Ferreira e Úrsula Zelina Gonçalves Ferreira. Foi batizado em 7 de junho de 1946, crismado em 13 de novembro de 1949, e recebeu a  1ª Comunhão em 2 de setembro de 1956. Em Soure, fez o primário, no Grupo Escolar Prof. Gasparino Batista da Silva e no Instituto Stella Maris.
 
Em 1962 chegou a Belém, onde cursou o Ginásio e Cientifico no Colégio Municipal Alfredo Chaves. Ingressou no Seminário em 4 de março de 1972. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR) e na Universidade Federal do Pará.
 
Foi instituído leitor em 18 de maio de 1975 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, no Seminário São Pio X. Instituído Acólito em 28 de maio de 1975 por Dom Alano Pena, na Escola de Educação Física. Ordenado diácono em 7 de novembro de 1976 por Dom Tadeu Prost, na Capela do Seminário São Pio X. Finalmente, ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1977 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em Castanhal. 
 
Dentre os trabalhos pastorais destacam-se o de  Vigário Paroquial em Castanhal, em 1978, Reitor do Seminário São Pio X de janeiro de 1979 a dezembro de 1988 e pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas, desde 1989.  Foi secretário da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte II, de 1989 a 1990. Tomou posse como Vigário Geral da Arquidiocese de Belém no dia 27 de janeiro de 1995, recebendo o título de Monsenhor, depois confirmado pelo Papa Bento XVI. Acompanha o Movimento das Equipes de Nossa Senhora desde 1979. Atualmente acompanha as Equipes 2A – Nossa Senhora do Rosário, 3A – Nossa Senhora da Glória e 2C – Nossa Senhora Aparecida. É Vice Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação e nutre especial devoção a Nossa Senhora e a Santa Teresinha. Seu lema de vida Sacerdotal: “Que todos sejam um” (Jo 17, 21).
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também