Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida acolhe novo pároco

Foto: Luiz Estumano

No próximo sábado, dia 9, os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida acolhem o novo pároco, o padre Hellyson Wagner Amaral de Lima, em celebração eucarística, às 18h, presidida por Dom Irineu Roman, um dos Bispos Auxiliares de Belém.

Para o padre Wagner Lima, o momento é de expectativa para a nova missão e acolhimento na nova casa. “Eu espero poder contar com forças da Igreja local, a fim de realizar a missão que já existe e poder colocar algo nosso na realidade paroquial, a partir da experiência que o povo já vivencia”, explica o sacerdote.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida fica localizada na Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém. Foi eregida em 12 de outubro de 1974 pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, sendo desmembrada da Paróquia Santa Cruz.

A Paróquia abriga as comunidades: Jesus Misericordioso, Nossa Senhora Aparecida, Santa Izabel e São Lucas e as capelas Menino Jesus, Sagrado Coração de Jesus, Santíssima Trindade e Santo Antônio.

O sacerdote, que já possui um carisma mariano, fica feliz em fazer parte de uma paróquia com uma grande devoção mariana e que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira, e é padroeira do Brasil. E espera corresponder a este chamado. “Desejo que a missão dê seus frutos que o nosso Senhor deseja”, conclui o futuro pároco.

Padre Wagner estava como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, em Belém, onde ficou por 11 meses. Durante sua passagem, o sacerdote conseguiu conhecer e colaborar um pouco com a realidade de uma paróquia tão grande e tão visível pela devoção a Nossa Senhora de Fátima. “O tempo de convivência e a experiência foi muito rica”, destaca o padre.

Caminhada sacerdotal

Hellyson Wagner Amaral de Lima desde os 11 anos de idade, após sua 1º Eucaristia, começou a participar efetivamente das atividades das pastorais litúrgica e catequética e grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (na época comunidade), em Ananindeua.

Em determinado momento participando das atividades paroquiais, ele sentiu um forte chamado para sua vocação. A partir daí começou a freqüentar os encontros vocacionais da Arquidiocese de Belém até o discernimento de sua vocação.

Em 2002 se mudou para São Paulo para iniciar sua formação para a caminhada sacerdotal. Estudou filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, após este período permaneceu em missão por um período de três anos como consagrado da Milícia da Imaculada.

No ano de 2008 foi enviado para estudar Teologia, em Roma, onde ficou por quatros anos. Em 05 de março de 2011 ocorreu sua ordenação diaconal, em Roma. Ainda em 2011, no dia 3 de setembro, foi realizada sua ordenação sacerdotal, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Após sua ordenação sacerdotal, o sacerdote assumiu a função de vigário paroquial na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo, por cerca de um ano. Em seguida foi designado pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, em São Luís, no Maranhão, onde permaneceu por quatro anos.

Após este período, o sacerdote retornou para Belém e assumiu a função de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Ò, no distrito de Mosqueiro, por um período de 11 meses. Até sua transferência, o padre Wagner estava como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, por um período de 11 meses, como dito anteriormente.

Durante todo esse percurso, o sacerdote sempre esteve envolvido com a área da comunicação. Paralelamente as funções sacerdotais, padre Wagner colaborou na direção da Rádio Educadora do Maranhão, além de ser responsável por uma casa de retiro da Diocese.

Ao retornar a Belém, o envolvimento com a comunicação continuou com a apresentação do programa “Maria de todos os povos”, da Rádio Nazaré FM e desde 2018 assumiu a função de diretor de programação na mesma rádio.

Serviço:

Posse canônica do novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida