Pastoral da Pessoa Idosa completa 15 anos

Foto: Reprodução Facebook.

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) completa 15 anos de missão em Belém e para celebrar esta data será realizada Santa Missa de Ação de Graças, na Basílica Santuário de Nazaré, no bairro de Nazaré, às 18h.

A Pastoral da Pessoa Idosa visa promover respeito à dignidade e à cidadania das pessoas e está presente em 60 das 94 paróquias da Arquidiocese de Belém e nos três municípios da Região Metropolitana: Ananindeua, Marituba e Benevides. Totalizando até final do ano de 2019 mais de setecentos líderes comunitários e que visitam cerca de três mil e trezentas pessoas idosas.

Para Criseida de Miranda, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, que participa há nove anos como agente da PPI: “é gratificante poder usar os dons que Deus nos deu a serviço do próximo! E o que me incentiva é o amor que tenho pelas pessoas idosas, tentar fazer que sejam valorizadas pelo muito que já contribuíram por suas famílias”, afirma a coordenadora.

Para se tornar um agente comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa é necessário participar de uma capacitação básica com duração de dois dias (geralmente final de semana), onde os novos agentes conhecem a realidade da pessoa idosa e o processo de acompanhamento das visitas.

A missão do agente comunitário da PPI é servir na missão de incentivar a pessoa idosa a praticar atividade física, tomar vacinas, promover o saber junto aos idosos, suas famílias e comunidade, engajá-lo na vida de Igreja. O servir do líder comunitário é multiplicar o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, família e comunidade.

Em Belém, a Pastoral organiza ao longo do ano ações de formações para acolher e expandir o número de voluntários ao serviço. Para este ano está programado a formação nos dias 8 e 9 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro do Bengui.

Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa

No período de 29 a 31 de janeiro, a Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Belém participou, em Roma, do Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, com o Papa Francisco e representantes da Pastoral da Idosa de várias partes do mundo.

Os representantes da PPI da Capital Paraense, no Congresso, estavam presentes: Vera Lopes (Coordenadora Estadual da PPI) e Fátima Botelho (Coordenadora Paroquial da PPI Santa Cruz e ex-coordenadora Arquidiocesana). O encontro reuniu pastorais do mundo inteiro, onde, puderam participar de formações, palestras, debates acerca da cultura do descarte das pessoas idosas, referindo-se também do papel da família e sobre sua vocação na igreja, Santa Missa e encontro com Papa Francisco.

Histórico

Foi criada em 5 de novembro de 2004, durante a I Assembleia Nacional da Pastoral, com a participação de todas as regiões do Brasil. Surgiu com o propósito de formar agentes de pastoral (jovens, adultos e idosos) para visitações domiciliares mensais aos idosos, àqueles em situação de fragilidade e abandono.

E em 3 fevereiro de 2005, a Arquidiocese de Belém dava início as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa.

Serviço:

15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa
Data: 3 de fevereiro de 2020.
Local: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Av. Nazaré – Nazaré