Pastoral do Dízimo abre atividades do calendário 2019

Foto: Arquidiocese de Belém

Neste sábado, 2 de fevereiro, a Equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo (EAPADI) realiza a abertura das atividades de 2019, a partir das 8h, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Coqueiro, em Ananindeua.

A programação do evento inicia às 8h com acolhida do pároco da Matriz, Padre André Teles e em seguida haverá louvor e palestra com o tema “Dízimo e a missão evangelizadora na Amazônia”, com o padre José Maria Ribeiro, assessor eclesiástico.

Após a palestra haverá um intervalo e em seguida a programação retorna com abertura da plenária com perguntas ao palestrante. Na ocasião será apresentada a nova coordenação e o calendário de atividades ao longo do ano de 2019, que contará com formações por região episcopal, reuniões mensais, celebrações eucarísticas e formação dos coordenadores paroquiais e de novos membros. O encerramento acontecerá às 12h, com Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman.

O evento é aberto ao público e não necessita de inscrições. O foco principal da formação são os dizimistas, sacerdotes, coordenadores e membros de pastoral, entretanto os leigos que desejam conhecer o funcionamento da pastoral do dízimo também podem participar.

Antônio Carlos, novo coordenador da EAPADI, explica que ainda há dúvidas sobre o funcionamento das equipes. “Sempre que fazemos visitas nas paróquias que estamos presente a pergunta é a mesma: como funcionam as equipes? Quais eventos? E são de leigos e de sacerdotes. Por isso, abrimos o evento para que as pessoas tomem conhecimento da nossa agenda e das nossas atividades”.

A EAPADI visa sensibilizar os católicos sobre o sentido de pertencimento à Igreja para terem atitudes de participação e comunhão. A Equipe também tem o objetivo de capacitar agentes de pastoral para a evangelização por meio do dízimo dentro da Arquidiocese de Belém.

Prestar assessoria e orientação às atividades realizadas nas sete regiões episcopais, formação de agentes de pastoral, reflexões nas missas e implantação do dízimo nas paróquias e comunidades e projetos de revitalização são os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral do Dízimo. Ela, quando solicitada, presta assessoria nas Dioceses de Bragança, Ponta de Pedras, Abaetetuba, Marabá, Macapá e a Prelazia de Marajó.

Pastoral do Dízimo

A Pastoral foi formada no dia 27 de agosto de 1998, atendendo ao convite do então Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Vicente Zico, com base nas orientações contidas no Plano de Pastoral da Arquidiocese de Belém.