Preparativos para Festa da Padroeira se intensificam em Aparecida (SP)

A menos de cem dias para a Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida se prepara para celebrar os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora. A comemoração, que chegará a seu ápice no dia 12 de outubro, está em sua fase final de preparação. Detalhes como programação, as orações da novena e as coreografias ainda estão sendo acertadas.

Na Esplanada João Paulo II, um relógio na frente da Basílica marca o tempo que resta até as comemorações jubilares desde o mês de dezembro, o que tem contribuído para fomentar o clima de celebração. “A medida que o tempo vai passando, vai aumentando a expectativa para a apoteose do Jubileu, a festa do dia 12 de outubro. Esses preparativos que agora chegam na reta final criaram este espírito festivo”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

A programação completa dos 12 dias de festa já está disponível no site oficial.Clique aqui para acessar.

Ainda em setembro, será dado o pontapé inicial nas atividades, com uma procissão e celebração pelas principais ruas da cidade de Aparecida (SP). A caminhada acontecerá no dia 8 do mês e deve passar pelos principais pontos onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi venerada de 1717 a 1745, quando finalmente foi construída uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. A chegada acontece na Matriz-Basílica, onde haverá uma vigília mariana.

“Podemos dizer que esta procissão vai passar por todos os lugares onde começou a história da devoção à Padroeira do Brasil, recordando também todos os envolvidos no começo desta devoção.”, conta o Prefeito de Igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso.

A novena que antecede a solenidade também está com novidades para este ano. Diferentemente das outras edições, em 2017 as cerimônias litúrgicas vão começar no dia 1º de outubro. Os dias de festa também foram estendidos de 10 a 12 de outubro, somando 72 horas de comemorações. A expectativa é de que só no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, cerca de 200 mil peregrinos passem pelo Santuário Nacional.

Para acolher o grande número de romeiros, 50 equipes trabalham desde maio deste ano nos preparativos para a Novena e Festa. No momento, as atividades se concentram na finalização dos últimos dias da extensa programação.

“As celebrações do dia 10, 11 e 12, que utilizarão textos específicos, ainda estão sendo preparadas. As coreografias também estão em fase de planejamento para os ensaios que começam em agosto. Além disso, estamos fechando os últimos detalhes para a inauguração da Cúpula Central, que acreditamos ser um dos momentos mais emocionantes de toda a programação, no dia onze de outubro.”, assinala o reitor.

Ainda há a expectativa da nomeação de um Legado Pontifício, religioso que representará o Papa Francisco nas cerimônias, por parte da Santa Sé. Além disso, espera-se que grande parte dos bispos do Brasil estejam no Santuário Nacional durante as celebrações. Para melhor acolher o grande número de fiéis e clérigos, a principal missa do 12 de outubro, que acontece às 9h30, acontecerá na Tribuna Papa Bento XVI, perto de onde hoje o relógio marca a contagem regressiva para os dias de comemoração.