Procissão das Velas em louvor à Virgem de Fátima

(Foto: Maickon Luan/ via WhatsApp)

Centenas de devotos saíram às ruas de Icoaraci e do bairro de Fátima, em Belém, na noite do sábado (12) para render homenagens à Nossa Senhora de Fátima na tradicional Procissão da Velas. No bairro de Fátima, a procissão iniciou após a missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e percorreu cerca de 3Km pelas principais ruas próximas da paróquia. Em Icoaraci, a procissão saiu da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças em direção à paróquia de Fátima, no bairro da Agulha.

Na homilia da Santa Missa que foi transmitida pelos meios de comunicação da Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), Dom Alberto Taveira Corrêa se referiu à Maria como "um sinal luminoso que reflete a luz de Cristo" e reforçou o pedido de paz para a cidade de Belém, tão marcada pela violência nos últimos meses: "Que bom saber que vamos sair pelas ruas caminahndo junto da imagem que mostra Nossa Senhora com as mãos postas (em oração), para que a fé em nossa cidade cresça e amadureça, e haja paz, concluiu.

Após a celebração, os devotos saíram pelas ruas do bairro com velas nas mãos formando um imenso mar de luzes em devoção à Virgem Maria. Ao longo do trajeto de cerca de 3km, muitas eram as homenagens dos moradores com queima de fogos, balões coloridos, cânticos emocionados, pequenos altares ou simplesmente as mãos estendidas em sinal de súplica.

A procissão encerrou na paróquia de Fátima por volta das 21h com a bênção final. No domingo, 13, dia dedicado à padroeira de Portugal, houveram missas ao longo do dia e homenagens pelo dia das mães. Às 19h, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidiu Santa Missa de encerramento da festividade. Após a eucaristia, os fiéis saíram conduzindo a imagem da Santíssima Virgem na chamada "procissão do Adeus" que encerrou oficialmente os festejos do ano de 2018.

Icoaraci

(Fotos: Reprodução/ Facebook Paróquia São João Batista e Nossa Sra. das Graças)

No distrito de Icoaraci, a procissão iniciou na paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças logo após a Santa Missa das 18h presidida pelo padre Agostinho Cruz. Uma multidão de devotos acompanhou o cortejo com velas nas mãos simbolizando a luz da fé.

Confira no vídeo um trecho da chegada da procissão luminosa à paróquia de Fátima, no bairro da Agulha.