Reta final da programação do Círio 2020

Foto: Sandro Barbosa

A Igreja de Belém encerra, nesta segunda-feira (26) mais um período festivo na capital paraense, o Círio de Nazaré. Este ano todos os católicos foram convidados a viver o Círio em casa, acompanhando a programação deste, que foi um Círio histórico, pela primeira vez sem as tradicionais romarias.

Após quatorze dias de celebrações eucarísticas, presididas por Arcebispos e Bispos convidados, na Basílica Santuário de Nazaré, o décimo quinto dia de celebração, será neste domingo, às 18h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Alberto Taveira Corrêa. Após a Santa Missa haverá  show de imagens e apresentação do Coral.

Ao término da cerimônia na Basílica Santuário, para encerrar a programação do Círio Musical Live, a partir das 20h40, a banda Rosa de Saron se apresenta trazendo o repertório de canções já conhecidas do público e lançamentos. Sobre este dia do Círio Musical 2020, o baixista Rogério Feltrin, em entrevista à Rádio Nazaré falou sobre o repertório: "Um roteiro um pouco diferente do que costumamos fazer em nossos shows. Será uma experiência linda!”. E ainda fez um convite para a live show, “Prestigie a live da Rosa de Saron em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré no dia 25. Devido à pandemia, não poderemos fazer o show presencial, mas é com imensa alegria que faremos essa live, com muito respeito e afeto para vocês”.

Círio Musical – História

Há 17 anos, foi criado o Círio Musical. Uma programação com shows de bandas católicas de todo o país que ocorre durante as noites da quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, reunindo milhares de pessoas, principalmente o público jovem, em Belém. As apresentações, tradicionalmente, são realizadas na concha acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré. Pela primeira vez, neste ano de 2020 o Círio Musical ocorreu de forma totalmente digital, trazendo o nome Círio Musical Live, com transmissão pela Rede Nazaré de Comunicação.

Na primeira edição do Círio Musical, ocorrida em 2003, a programação durou apenas três dias e contou com a presença de três artistas católicos nacionais. Desde 2006, o evento acontece durante toda a quadra nazarena e leva multidões ao espaço da Praça Santuário.

Missa de Encerramento e subida da Imagem

O encerramento da festividade nazarena de 2020 ocorrerá nesta segunda-feira (26), a partir das 6h30, com a cerimônia da subida Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, em seguida, a realização da Santa Missa, na Basílica Santuário, às 7h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém. Na missa será permitido o acesso do público, dentro do limite estabelecido pelos órgãos de segurança.

Para evitar qualquer aglomeração, este ano não ocorrerá a tradicional romaria do Recírio, quando a Imagem Peregrina é conduzida à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. História – A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

Serviço | Programação

Domingo – 25.10
18h – Santa Missa | Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Metropolitano de Belém)19h – Show de Imagens e Coral20h40 – Círio Musical – Banda Rosa de Saron

Segunda-feira (Encerramento do Círio) – 26.10
06h30 – Subida da Imagem Original de Plácido7h – Missa de encerramento do Círio 2020

Transmissão: TV Nazaré (30.1) | Facebook/FNCBelem | YouTube/FNComunicacao e Portal.