Santo Inácio de Loyola homenageado no Icuí- Guajará

Foto: Divulgação.

Para celebrar o seu padroeiro, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, localizada no bairro Icuí- Guajará, em Ananindeua, promove festividade com o tema “Somos Igreja viva, em saída, semeando o evangelho” no período de 2 a 10 de agosto com programação litúrgica e social.

O tema “Somos Igreja viva, em saída, semeando o evangelho” foi escolhida a partir do contexto vivenciado na Arquidiocese de Belém e na Paróquia, como explicou o padre Edvaldo Amaral, pároco em Santo Inácio.

“Inspirado em Santo Inácio a nossa temática vai em querer ser uma Igreja viva em saída  anunciando o Evangelho. Estamos dentro de um marco muito significativo, que são os 470 anos da chegada dos jesuítas ao Brasil, os 300 anos de criação da Diocese de Belém, na qual os jesuítas tem uma participação muito expressiva. E naturalmente os 13 anos de instalação canônica da paróquia de Santo Inácio de Loyola, que iniciou-se com a missão da companhia de Jesus , chefiada pelo padre Luciano Siman”, ressaltou o pároco.

O padre Edvaldo Amaral ainda destaca que a festividade visa resgatar o espírito missionário da comunidade: “então nós queremos resgatar todo esse dinamismo missionário para que possamos levar a diante um trabalho coeso e cada vez mais significativo no anúncio do Evangelho no nosso bairro do Icuí”.

A programação inicia no dia 2 (sexta-feira), às 19h, com Santa Missa de abertura da festa presidida pelo padre Benedito Lopes de Campos, pároco da Paróquia São José Operário, em Ananindeua. E no dia (sábado), às 19h, a celebração terá a presidência do padre Álbano, da Capela de Lourdes.

Durante a festividade, as celebrações eucarísticas serão diárias e sempre às 19h, com a presidência de sacerdotes da região episcopal São Vicente de Paulo e de padres jesuítas. A realização dos festejos é uma ocasião de aprofundamento da evangelização, como lembrou o pároco: “visando não só uma maior transmissão da espiritualidade inaciana, mas como uma evangelização mais profunda naquilo que a Igreja nos pede de estarmos em contínuo ou permanente estado de missão”.

A paróquia Santo Inácio de Loyola recebeu a relíquia de primeiro grau do padroeiro. A relíquia chegou a Igreja Matriz no último dia 28 de julho, por ocasião do Tríduo em honra a Santo Inácio.

Para o padre Edvaldo, a doação da relíquia é mais um motivo de alegria para o período festivo. “Essa programação está profundamente enriquecida por um benção toda especial que foi a doação de uma relíquia de primeiro grau de Santo Inácio de Loyola, concedida-nos pela Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma”.

Relíquia de Santo Inácio de Loyola

A relíquia de Santo Inácio de Loyola é de primeiro grau e consiste em um pedaço do osso do padroeiro.  Foi uma doação da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma, e foientregue pelo padre Adelson Santos, único brasileiro professor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O processo para adquirir a relíquia para a Paróquia de Santo Inácio de Loyola, no bairro do Icuí Guajará, em Ananindeua durou cerca de dois anos e contou com o auxílio do padre Adelson Santos.

A relíquia realizou peregrinações nas casas da Ordem Jesuíta dentro e fora do Brasil. No dia 26 de julho chegou ao país e seguiu para o Pará. No dia 28 de julho, dentro da programação do Tríduo, ela foi apresentada aos fiéis em Missa Solene, na Capela de Lourdes.

“Ele (Santo Inácio) é o principal impulsor da contra reforma católica e seus missionários jesuítas levaram a fé e a cultura pelo mundo inteiro. Nós nos sentimos profundamente abençoados e privilegiados de pode acolher esta relíquia, que naturalmente, é um grande presente para a Arquidiocese e para a nossa paróquia”, explicou o pároco sobre importância da relíquia para a comunidade.

Célio Lima, assessor jurídico da Paróquia e paroquiano, também contou o significado da relíquia para a caminhada em comunidade: “é revigorar aquele nosso interior. É voltar a ver aquele caminho, a gente contemplar o caminho da salvação, contemplar quem dá uma esperança mesmo tendo tanta violência, tantos problemas que o Brasil passa, mas encontrarmos uma visão de esperança, uma visão da salvação através dos exercícios de santo Inácio e através da oração”, concluiu o paroquiano.

Serviço:

Festividade Santo Inácio de Loyola
Período: 2 a 10 de agosto
Local: Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Santa Fé, 33 – Icuí Guajará – Ananindeua
Para mais informações acesse as redes sociais da paróquia.