Seminário Propedêutico festeja 20 anos

Fotos: Luiz Estumano

Na última segunda-feira, 1º de outubro, os seminaristas e corpo docente do Seminário Propedêutico e Centro Vocacional Dom Tadeu Prost celebraram a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira do Seminário, e os 20 anos das instalações do espaço.

A data foi comemorada com celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos sacerdotes que compõem a equipe formativa do Seminário. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano também abençoou a nova capela e nova sacristia, que estavam em obras durante um mês.

O Seminário Propedêutico tem o objetivo de iniciar a formação sacerdotal e contribuir para a confirmação vocacional. De acordo com Dom Alberto, “aqui os seminaristas são trabalhados, especialmente para o sentido do seguimento de Jesus, para a vida cristã, no acolhimento do Senhor e do seu Evangelho, além da experiência comunitária e o trabalho comum além do estudo. Tudo aquilo que significa preparar-se bem para o que vem a seguir: Filosofia e Teologia”.

O Arcebispo destaca o Propedêutico como a sementeira tão importante, sem esquecer o seminário menor: “aqui é quando dedicamos um ano com os seminaristas exatamente à essa formação específica de fortalecimento da vida cristã. Quantos sacerdotes passaram por aqui e hoje trabalham na nossa Igreja e servem ao Evangelho. Hoje é momento de graças olhando também para o exemplo que é Santa Teresinha, padroeira escolhida deste seminário e a qual celebramos hoje. Desejamos que essa casa sempre produza muitos frutos de santidade e de formação para o ministério.”

Para o padre Lindomar, formador há oito anos e reitor no Seminário, a data foi um momento de fazer memória de Dom Tadeu Prost e de várias outras pessoas que colaboraram para a história do Seminário, mas já pensando nos próximos anos, como destaca: “Nossa expectativa é de esperança para que o seminário se renove e possa continuar sendo, de fato, a casa da oração, da fraternidade, do Evangelho para que os jovens que venham até aqui façam a experiência do chamado vocacional possam também encontrar um ambiente que tenha a mentalidade evangélica. Essa é a grande contribuição do seminário: formar jovens com um coração verdadeiro de um pastor do qual a Igreja tanto sonha e espera que é o coração de Cristo.”

O Cônego José Luiz Fernandes, pároco em Bom Remédio, no conjunto Satélite, participou da celebração e lembra que foi integrante das primeiras turmas quando o seminário foi inaugurado na instalação atual: “tive a alegria de fazer parte da primeira turma que passou por essa casa. A casa, que antes era em Santa Isabel, veio para cá, fruto da construção orientada por Dom Carlos Verzeletti, na época, bispo auxiliar de Belém.”

Os seminaristas, que estão participando de um ano de formação, estiverem presentes na comemoração, como Felipe Moreira. Ele se decidiu há cerca de dois anos, quando se sentiu chamado após a participação em um retiro espiritual. “Eu procurei o Padre Lindomar para fazer os encontros vocacionais e no ano seguinte entrei no seminário. Temos aqui a base, a pedra fundamental, digamos assim, de toda a formação onde somos acostumados a rotina de orações e estudo. Seguimos com o coração firme no chamado à vocação sacerdotal.”