Simpósio Arquidiocesano de Teologia aprofundou a pessoa e a missão do Espírito Santo

Fotos: Divulgação/ Faculdade Católica de Belém

Nos dias 5 e 6 de maio, o auditório do Colégio Santo Antônio, em Belém, recebeu cerca de 320 participantes no Simpósio Arquidiocesano de Teologia, promovido e organizado pela Faculdade Católica. Dentro do Ano do Laicato e às vésperas da solenidade de Pentecostes, a conferência, cujo tema “A presença e a missão do Espírito Santo na Igreja”, abordou diversos aspectos do Espírito Santo desde sua presença em textos do evangelista São João até as experiências místicas da Beata Elena Guerra.

Uma iniciativa de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da Faculdade Católica, o simpósio teve como objetivo oferecer formação para padres, diáconos, seminaristas, religiosos e, de modo especial, para os leigos engajados nas obras, movimentos e pastorais da Igreja visto que, desde 2017 até o final de 2018, acontece o Ano do Laicato.

Segundo o Padre João Paulo Dantas (foto), Diretor de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Católica de Belém, o tema, vital para a vida da Igreja, é também uma preparação para a Solenidade de Pentecostes que se aproxima: “Na vida da Igreja nada pode ser feito sem o auxílio do Espírito Santo. Santo Agostinho dizia que quanto mais conhecemos algo, mais podemos amá-lo e da mesma forma, quanto mais amamos, mais queremos conhecer. Essa experiência de Pentecostes é uma experiência com o amor de Deus, o amor de Deus que é derramado dos nossos corações pelo Espírito Santo. O Simpósio propôs iluminar nossa inteligência, nos fazendo ver a beleza da verdade, para que, assim, nos ajude a abrirmo-nos para a potência da graça do Espírito.”

É a terceira vez que a Arquidiocese de Belém realiza um evento nesse formato, em parceria com a Faculdade Católica de Belém. O primeiro foi o Simpósio Teológico do XVII Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido no ano de 2016 em Belém. O segundo foi o Simpósio Internacional de Mariologia, realizado no ano passado. Dessa forma, a Arquidiocese de Belém tem buscado fortalecer essa tradição de promover formações de profundidade teológica, com apoio direto da Faculdade Católica de Belém.

Para o Cônego Vladian Alves, Diretor Geral da Faculdade, o simpósio tem em primeiro momento o objetivo de oferecer a formação e de fazer com que participantes tenham a compreensão sobre a missão e a pessoa do Espírito Santo: “a importância é a de compreendermos e darmos razão e também de explicar para as pessoas a missão da igreja ainda hoje. O simpósio nos faz perceber o grande interesse e a responsabilidade que cada um tem em assumir a sua fé.”