Solenidade de dedicação do altar da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Fotos: Luiz Estumano.

o último domingo, 23, foi realizada a Solenidade de dedicação da Igreja e do Altar da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no conjunto Júlia Seffer, com santa missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

O rito de dedicação faz memória ao itinerário da iniciação na vida cristã, que todos os cristãos católicos devem percorrer em sua caminhada de fé com batismo, crisma e eucaristia.  Na cerimônia de dedicação da Igreja, geralmente realizada ao final de sua construção, ocorre a entrega das chaves da igreja ao arcebispo, o mesmo por sua vez propaga a aspersão da água benta no ambiente, simbolismo da purificação. Logo após a entrada no templo acontece a bênção das paredes, unção do altar com o Óleo do Santo Crisma, incensação e queima de incensos sobre o altar  que é o sinal do louvor a Deus.

O rito foi presidido por Dom Alberto e o altar dedicado ao santos São Luis Martin e Santa Zélia Guérín, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus. A paróquia é a primeira da Arquidiocese dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e o altar dedicado com as relíquias de primeiro grau (pedaços dos ossos) dos pais de Santa Teresinha.
O Arcebispo destacou este momento de crescimento e aprofundamento da vida cristã da  comunidade. “Dedicar essa igreja e colocar no altar as relíquias dos pais de Santa Teresinha tudo isso significa muito para nós.
Significa um crescimento para o povo de Deus  nessa comunidade paroquial. Eu desejo que ela realmente cresça, aprofunde sua vida cristã e dê testemunho de Jesus”, ressaltou Dom Alberto.

Unção do altar com oléo do Santo Crisma.

A Paróquia foi criada em 2009, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, e sua construção foi realizada em etapas durante a gestão de quatro párocos. Padre Luiz Aguiar, atual pároco, explicou o processo e o significado da conclusão da obra em 2019: “um momento importante para nossa Arquidiocese dado os seus 300 anos. A nossa paróquia foi criada em 2009, portanto são 10 anos de criação e por ocasião desses 10 anos a comunidade dá ao seu padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, esse presente que é a dedicação da igreja e do altar”.

O Arcebispo de Belém refletiu sobre a trajetória de construção da igreja e sobre o papel da comunidade. “A construção dessa igreja tem uma história muito bonita. Primeiro a história da própria paróquia depois o trabalho maravilhoso feito pelos padres que por aqui passaram. A construção da igreja que foi um trabalho magnífico do padre Odorico Raffin que tem nos ajudado e agora está ajudando a construir a 17ª igreja em nossa arquidiocese. E depois, é claro, todo o trabalho apostólico e, agora, a presença e a atuação do padre Luiz Aguiar com a comunidade de seminaristas e com toda a força do povo desta comunidade. Chegamos a esta igreja, a este templo que é o símbolo  do templo vivo feito de pedras vivas que somos todos nós”, concluiu Dom Alberto Taveira Corrêa.

Altar dedicado aos santos São Luis Martin e Santa Zélia Guérín, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Os fiéis lotaram a Igreja para participar deste momento de celebração. Entre elas estava Marlene Almeida, dona de casa, que não cansava de elogiar a beleza da Paróquia: “maravilhosa essa coisa que foi feita agora, ficou muito linda a nossa Igreja. Agradeço a Deus por eu poder participar. Sempre que precisa de algo e eu podendo ajudar, eu ajudo, porque quanto mais você ajuda sua igreja mais você tem alegria e também fica com mais conforto. A Igreja está lindíssima, o padre está de parabéns”, contou Marlene.

“As pessoas quando viram a reforma, logo terminada, elas ficavam meio que maravilhadas dado que a gente já vê na contemplação do belo já uma elevação da alma, portanto todo o ambiente quando bem preparado, bem disposto ele ajuda a elevar nosso espírito para celebrar bem o mistério da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, explicou o padre Luiz Aguiar.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Em 2019, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus completa 10 anos de sua criação. A pedra fundamental para a construção da futura paróquia foi abençoada pelo então Arcebispo de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos.

Os primeiros passos começaram como Comunidade Jesus de Nazaré, pertencente a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. E em 17 de janeiro de 2009 foi elevada à condição de paróquia pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta por meio do decreto nº 052/2009, sendo a 59ª paróquia da Arquidiocese de Belém e integrando a região episcopal Menino Deus.

A Paróquia possui quatro comunidades: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, São João Bosco e Imaculado Coração de Maria e o padre Luiz Aguiar está à frente como pároco.