Tem início, em Vigia, a festividade de Nossa Senhora das Neves

Fotos: Andrew Oliveira

Teve início neste domingo (22) a festividade de Nossa Senhora das Neves, padroeira principal do município de Vigia (PA). Descida da imagem, Santa Missa e procissão emocionaram os devotos que compareceram à Igreja Matriz Madre de Deus. A programação segue até cinco de agosto.

A Santa Missa foi presidida pelo pároco de Vigia, padre José Carlos Silva, no final da tarde do domingo e contou com a intensa participação dos fiéis. Durante a celebração, dois momentos marcantes: a descida da imagem original de Nossa Senhora das Neves, que permanece durante o ano todo no nicho acima do altar-mor e a apresentação do manto que vai adornar a imagem peregrina durante os dias de festa. A peça traz no verso o bordado de um “sol” que relembra o barroco dos Jesuítas que foram de suma importância para a fundação da cidade de Vigia. O manto foi doado pela Família Marruaz e confeccionado pelo Seminarista Gabriel Marruaz.

Confira o vídeo do momento da descida da imagem da Senhora das Neves:

Após a eucaristia, a imagem peregrina foi depositada no andor em formato de barca cuidadosamente decorado pela equipe do Círio de Vigia e teve início a primeira romaria, que seguiu em direção à comunidade Nossa Senhora do Rosário. Hoje (23) haverá Santa Missa, às 19h00, seguida da segunda romaria até a comunidade São Judas Tadeu, no bairro do Arapiranga.

A festividade em honra de Nossa Senhora das Neves segue até o domingo, cinco de agosto, quando será celebrada a Solenidade da padroeira de Vigia com Missa e grande procissão pelas ruas do município.

Confira a programação completa:

23/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Nossa Senhora do Rosário e Procissão até a Comunidade São Judas Tadeu (Bairro do Arapiranga);

24/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade São Judas Tadeu e Procissão até a Comunidade São Francisco de Assis (Bairro Castanheira);

25/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade São Francisco de Assis e logo em seguida Procissão até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Vila Nova);

26/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Procissão até a Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Bairro Santa Rita);

27/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Nossa Senhora do Carmo e Procissão até a Comunidade São José (Bairro Sol Nascente);

28/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade São José e, logo em seguida, Carreata da Fé até a Comunidade São Sebastião na vila de São Sebastião do Guarimã;

29/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade São Sebastião do Guarimã e, logo em seguida, Carreata da Fé até a Comunidade da Santíssima Trindade na vila de Maracajá;

30/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Santíssima Trindade seguida de Carreata da Fé até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na vila de Riozinho;

31/07 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Nossa Senhora Aparecida seguida de Carreata da Fé até a Comunidade São Francisco de Assis, na vila do Tujuí;

01/08 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade São Francisco de Assis e Carreata da Fé até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na vila de Acaputeua;

02/08 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Carreata até a Comunidade de Santa Luzia, na vila de Santa Luzia da Barreta;

03/08 – Santa Missa às 19h00 na Comunidade de Santa Luzia e Carreata da Fé até a Igreja de Pedras de Vigia;

04/08 – Santa Missa da Família na Praça da Igreja de Pedras. Neste dia não haverá Missa nos outros setores e a organização convoca a todos para comparecer a esta celebração. Após a missa, procissão até a Igreja Matriz;

05/08Solenidade de Nossa Senhora das Neves, Padroeira de Vigia.  Ás 18h00, Procissão saindo da Igreja Matriz pelas ruas da cidade. Na chegada, Santa Missa Solene de encerramento da Festividade 2018.