Visita Missionária encerra na região São João Batista

Fotos: Paróquia São João |Batista e Nossa Senhora das Graças.

Na última sexta-feira, 17, foi realizada a Missa da Unidade presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman. A celebração ocorreu na Praça da Igreja Matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças e foi um momento de confraternização, unidade e renovação de compromissos de bispos, padres e diáconos com a Igreja.

O Arcebispo de Belém explicou a origem das visitas pastorais missionárias: “A semana missionária nasceu de duas fontes: primeiro, o fato de nos estarmos celebrando os 300 anos da criação da Diocese de Belém. Segundo a proposta do Papa de nos fazermos o mês missionário especial, ora, para nós, o mês de outubro é o mês do Círio que já tem uma dimensão missionária. A igreja vai fazer no mês de outubro essa celebração missionária”.

Fiéis lotaram a Paróquia São João Batista para participar da Missa da Unidade.

As Semanas Missionárias são promovidas com o objetivo de aproximar os bispos da realidade do seu rebanho com diversas atividades durante uma semana. As visitas vêm ocorrendo desde março deste ano e as regiões Coração Eucarístico de Jesus e São João Batista já foram contempladas.

O Padre Agostinho, vigário episcopal da Região São João Batista, destacou a importância e o efeito da visita na região. “A semana missionária foi um verdadeiro presente para animar e despertar a consciência tanto dos sacerdotes quanto dos fiéis que pertencem à região episcopal São João batista. Então nossa prioridade na semana missionária foi justamente atingir áreas poucas evangelizadas ou que ainda tem dificuldade da presença do sacerdote”.

O sacerdote ainda ressaltou o empenho e a união de todos para que a evangelização porta a porta tivesse êxito: “então priorizamos três paróquias e essas três paróquias cada uma escolheu uma área, onde nossos fiéis, mais ou menos 10 paroquianos de cada paróquia, em torno de 100 missionários saíram parte da manhã anunciando e evangelizando”.

Durante os dias da visita pastoral ocorreram celebrações, reuniões com os organismos vivos da região episcopal, participação dos bispos e visitações aos paroquianos. Ivanildo Souza, da Paróquia Jesus Bom Samaritano, foi um dos missionários esteve em algumas casas e voltou renovado da missão. “Foi um ato muito bom de amor, caridade e misericórdia, porque levamos a palavra de Deus na casa das pessoas, que tanto necessitam e muitas vezes o nosso comodismo impede de anunciar a palavra de Deus.

Celebração foi presidida por Dom Alberto e concelebrada pelos Bispos Auxiliares.

Para Ivanildo o encontro foi uma troca do amor de Deus: “eu vi como foi bom pra minha conversão, tocar meu coração. As palavras que fomos levar. Receber também uma palavra de amor daqueles que também estavam recebendo, então foi muito gratificante anunciar a palavra de Deus”.

Missa da Unidade faz parte da programação da Visita Pastoral Missionária promovida na Região Episcopal São João, que foi realizada no período de 13 a 19 de maio e integra a programação comemorativa de 300 anos da Diocese de Belém do Pará.

Nesta segunda-feira, 20, inicia mais uma Visita Missionária na Região Episcopal Menino Deus. Veja a programação.