Jornada Mundial da Juventude 2023: Papa confirma viagem a Lisboa

 

Com informações agência Ecclesia. O Papa confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, falando aos jornalistas que o acompanharam no regresso a Roma, após uma visita à Hungria, no dia 30 passado.
“No dia antes da partida (27 de abril, ndr), falei com D. Américo (Aguiar), que veio para ver como as coisas estavam. Eu vou, eu vou”, disse, em resposta a uma pergunta da jornalista portuguesa, da Rádio Renascença.

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, foi recebido em audiência privada por Francisco, na última quinta-feira.
O Papa, que encerrou este domingo a 41ª viagem internacional do pontificado e a segunda de 2023, deixou clara a sua vontade de estar na capital portuguesa.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).

Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

Compartilhe essa Notícia

Leia também