Com informações agência Ecclesia. O Papa Francisco escreveu uma mensagem por ocasião da primeira reunião do comitê científico da Fundação MAC (Memórias Audiovisuais do Catolicismo), na semana passada, e pediu o “compromisso de preservar os fundos históricos audiovisuais da Igreja”.
O encontro aconteceu esta terça-feira da semana passada e a mensagem foi enviada à recém-criada Fundação italiana MAC – Memórias Audiovisuais do Catolicismo “para responder à urgência cultural da recuperação, preservação e valorização do patrimônio histórico audiovisual e do património documental a ele ligado, relativo ao catolicismo”.
“Parece-me significativo que vossa instituição, graças ao envolvimento das mais importantes instituições arquivísticas, cinematográficas e acadêmicas, proponha uma visão e um método baseados na partilha do património e nas mais altas habilidades e recursos a serviço da transmissão da memória audiovisual do catolicismo”, proferiu.
Na sua mensagem, o papa também disse imaginar um percurso que, na esteira do Motu Próprio de João Paulo II La cura vigilantissima, poderia em breve levar ao nascimento de uma instituição que funcionaria como o Arquivo Audiovisual Central da Santa Sé e de toda a Igreja.