Até o próximo domingo, 2 de abril, a comunidade paroquial de Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, recebe a visita pastoral do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Irineu Roman. Com o objetivo de reanimar a vida, a espiritualidade e da pastoral das comunidades e da matriz, durante a visita acontecem celebrações, reuniões e espiritualidades.
Prossegue assim o ciclo de visitas pastorais na Arquidiocese de Belém. Para Dom Irineu, a Visita Pastoral marca sua presença de Pastor da Igreja junto ao rebanho. É o momento de os bispos estarem com os padres, diáconos, religiosos e leigos engajados, para escutar, acolher, abençoar e ajudar a todos a conhecer mais e melhor a Jesus, Mestre, Guia e Salvador, e ama-lo.
O documento da Congregação para os bispos de 1973 define a visita pastoral como: “Uma das formas, toda particular, com as quais o bispo (…) mantém contatos pessoais com o clero e com os demais membros do povo de Deus, para conhecê-los e dirigi-los, exortá-los à fé e à vida cristã, além de ver com os próprios olhos em sua eficiência concreta, e assim avaliar as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral”.
Para Dom Irineu as visitas proporcionam mais unidade e comunhão. Além disso, o bispo, como pastor da Igreja local, precisa conhecer o seu rebanho, portanto, a visita pastoral oferece essa proximidade: “Através dos momentos de celebrações, reuniões, visitas e por meio do conhecimento daquela paróquia, contribuir com minha experiência e conhecimentos, tendo em vista uma evangelização mais eficiente e efetiva para o bem espiritual e em favor da vida deste povo”.
Ainda segundo ele, os frutos da visita são os mais diversos. Dentre outros, “a alegria do pastor junto de seu rebanho; uma maior amizade com o pároco e o vigário paroquial; conhecimento das necessidades espirituais e pastorais da paróquia visitada; abertura de novas frentes de evangelização; animação dos agentes de pastoral e lideranças da paróquia; conhecimento da realidade religiosa, pastoral e social da área paroquial ”.
Além da visita à Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Dom Irineu irá a outras quatro paróquias ao longo do ano: paróquia de São José de Queluz em Canudos, em abril; paróquia de Santa Teresinha, no Tenoné, em maio; paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Conjunto Julia Seffer, em junho e, finalizando, paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, no Conjunto Catalina, em agosto.
|
Programação
A visita pastoral de Dom Irineu à Paróquia de Santa Teresinha foi muito aguardada a visita pela comunidade paroquial. Desde que a informação chegou, os grupos e pastorais divulgaram-na e iniciaram os preparativos. Durante toda a visita, o Bispo Auxiliar residiu na casa paroquial, convivendo bem próximo da realidade paroquial.
De acordo com o pároco, Padre Jonas Teixeira, antes da visita os fiéis aguardavam com grande expectativa: “A presença do bispo entre nós, com toda certeza, é um motivador a mais. Tudo foi planejado e orientado por ele nesses dias que se seguirão. Desde as visitas aos doentes até a conversa com lideranças. Serão grandes momentos que viveremos”.
A acolhida a Dom Irineu na Matriz da Paróquia de Santa Teresinha aconteceu no dia 28 de março, às 18h, seguida de santa missa presidida por ele. Na quarta-feira, 29 de março, ele iníciou a visitação às comunidades da paróquia, a primeira das quais foi a de São Raimundo Nonato.
Dom Irineu visitou ainda as comunidades das Irmãs da Caridade, São José e Imaculada Conceição, em todas presidindo a celebração eucarística. Nesta sexta-feira, 31, pela manhã, Dom Irineu visita a Comunidade Guadalupe e, à noite, às 19h, na Comunidade de São José, preside a Eucaristia em Ação de Graças pelos 16 anos de sacerdócio do pároco, Padre Jonas.
No quinto dia de visitas, o bispo visitará a Comunidade de São Vicente de Paulo, reunir-se-á com as lideranças e preside Missa na Matriz pelos dois anos da Novena das Rosas e dos Consagrados. No dia 2 de abril, encerrando a visita, a celebração solene, às 8h, em ação de graças pelos 25 anos de ordenação presbiteral do vigário paroquial, Padre Manoel Abraão. Um café festivo encerra a permanência de Dom Irineu nessa paróquia.
|
Dom Irineu realiza visita pastoral em Águas Lindas, Ananindeua
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Comunicação Católica em 2025 é tema de evento da PASCOM
6 de novembro de 2024
Dom Vital Corbellini participa do ‘VII Círio de Nazaré’ em São Domingos do Araguaia
6 de novembro de 2024
Catequese do papa Francisco sobre o Espírito Santo e a oração
6 de novembro de 2024