Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
A palavra ‘vocação’ vem do latim e significa chamado.
Deus só quer o bem de todos os seus filhos e filhas e dá a cada um uma vocação. A um chama para prega, a outro para ser padre, a outro para formar família cristã, a outro para ser catequista ou agente de pastorais.
Chama a todos para segui-lo, serem felizes nesta vida e na outra.
Deus chama. A resposta é livre. Feliz quem responde SIM.
Vamos ler a Palavra de Deus no Evangelho em Jo, 35-50.
João Batista era profeta, escutava Deus e enxergava longe.
No rio Jordão, logo após ter batizado a Jesus, João viu o Espírito Santo pairar sobre Cristo e ouviu a voz do Pai que disse: “Este é meu filho amado no qual depositei todo o meu amor” – Lc 3, 23.
Após certo tempo, João estava com alguns discípulos, levantou os olhos, viu Jesus de longe e disse a eles: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Segui-o”.
Dois deles seguiram a Jesus. Jesus se volta e pergunta: “A quem procurais?” Eles respondem: “Mestre, onde moras”. Jesus diz: “Vinde e vede”. Eles foram para a casa de Jesus. Um se chama André. E o outro?
O outro pode ser você ou qualquer um de nós.
Quem segue Jesus descobre o plano de Deus sobre o seu destino.
Eram às quatro horas da tarde. Os dois discípulos foram para a casa de Jesus. Maria os acolheu. Jantaram o que Maria lhes preparou.
Conversaram muito com Jesus. Pousaram na sua casa. Na manhã seguinte, encantados e renovados, voltaram para casa deles.
Quem se encontra com Jesus fica encantado e não guarda segredo. Foi o que aconteceu com André. Relatou logo a seu irmão Pedro o que viu e ouviu e lhe disse: “Nós encontramos o Messias. Vem também tu e verás”.
Pedro era empresário, chefe de uma sociedade de pesca. Quando conversou com Jesus a sua vida mudou. Deixou de ser pescador de peixes e se tornou pescador de homens.
Depois, Jesus chamou outros discípulos que o seguiram. Agora ele chama também a ti. Tem coragem e segue Jesus aonde ele for.
A vida de quem encontra Jesus começa a mudar. As dúvidas, o medo, as incertezas desaparecerão, e em seu lugar nascerá o amor, a confiança, a vida nova e o início do paraíso.
Amigo, deixa-te conduzir pela mão de Jesus. Ao longo da caminhada Cristo te reservará sempre belas e novas surpresas.
Seguir Jesus significa deixar o modo mundano de agir, seguir o seu exemplo, seus passos e seus valores de fé, de caridade e de amor real.
Amigo, aceita o seu convite de caminhar atrás de Jesus e segui-lo.
Os primeiros discípulos de Jesus deixaram tudo e partiram por toda a parte para anunciar a Boa Nova.
Prece: Senhor, quero seguir-te sempre aonde quer que tu me chamas.