O Santuário da Rainha da Amazônia foi representado pelo seu Reitor, padre Luiz Carlos N. Gonçalves, no 22° Encontro de Santuários do Brasil que aconteceu em Caeté, Minas Gerais, de 6 a 10 deste mês. No evento estavam reunidos cerca de 120 reitores de todos os Santuários brasileiros.
A meta, a partir de missas, conferências, oficinas e painéis foi promover a troca de experiências entre os participantes, além da revisão do Estatuto e Diretrizes da Pastoral dos Santuários e foi concluído com uma avaliação geral e missa solene.
O tema central ‘Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres’, possibilitou aos participantes do Encontro a comunhão e a partilha de experiências entre responsáveis por lugares que acolhem um grande número de fiéis.
O Reitor da Basílica Santuário falou sobre o que foi abordado. “Foram enfatizados esses três aspectos: o Santuário deve ser o lugar de encontro com Deus através da oração, da liturgia, das celebrações em geral; deve ser também um lugar de contemplação: Deus que se revela na beleza da natureza, da arte e da liturgia. Por isso, a necessidade de zelar por todo o ambiente interior e exterior do Santuário, assim também como o zelo e bom gosto por tudo aquilo que diz respeito à liturgia”, relatou.
O encontro ocorre acada dois anos em um Santuário, que serve de anfitrião. O próximo será no Santuário do Pai Eterno, em Trindade, Goiás.
|