a Abertura da Campanha da Fraternidade

Envolvida pelo Ano da Oração, Arquidiocese marcou momento com Missa nas Regiões

As oito Regiões Episcopais receberam os fiéis para as Missas presididas pelos bispos e o vigário geral no sábado, 17, e domingo, 18, para a abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belém. À Iuz do tema “Fraternidade e Amizade Social” e pelo lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8) as celebrações aconteceram nas regiões, presididas por bispos e pelo vigário geral.

Lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 14, a 60ª edição da Campanha da Fraternidade inspira-se na Encíclica “Fratelli Tutti”, do Papa Francisco, e reflete a preocupação do episcopado brasileiro em promover o bem comum frente aos desafios sociais atuais. Tendo como objetivo contribuir para o despertar sobre o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social, superando a cultura da indiferença para com os outros.

A programação da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese começou com a Missa de abertura nas regiões, que posteriormente realizarão atividades no período da CF, que ocorre durante a Quaresma e encerra com a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos (24 de março). Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. Este ano será destinada à Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belém

A primeira cerimônia de abertura ocorreu no sábado, 17, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus, às 7h, com Santa Missa presidida pelo Mons. Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, no Santuário N. Sra. do Bom Remédio, no conj. Satélite, reuniu paroquianos das 13 paróquias daquela região.

À tarde foi na Região São Vicente de Paulo, às 17h30, com Missa presidida por D. Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, no Santuário Santa Rita de Cássia, no conj. Cidade Nova 5, travessa WE 32.

À noite, a Missa foi na Região Menino Deus, às 19h, presidida por D. Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, no Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa , no Centro de Ananindeua.

A programação de sábado encerrou na Região São João Batista, às 19h, com Missa presidida por D. Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

A abertura no domingo, 18, começou pela Região Sant’Ana, às 7h, com Missa presidida pelo Mons. Agostinho no Santuário S. Judas Tadeu, na Condor.

Ainda pela manhã houve a abertura na Região Santa Maria Goretti, às 10h, com Missa presidida por D. Paulo na Basílica Santuário N. Sra. de Nazaré, na avenida Nazaré, transmitida ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém – TV Nazaré, canal 30, Rádio Nazaré FM 91.3, Portal Nazaré e redes sociais.

À noite, a programação foi na região N. Sra. do Ó, às 18h30, com Missa presidida D. Antônio no Santuário N. Sra. do Ó, na Vila, Mosqueiro.

A última foi na Região Santa Cruz, às 19h, com Missa presidida por D. Alberto no Santuário N. Sra. da Conceição Aparecida, localizada na av. Pedro Miranda, bairro da Pedreira. A celebração foi transmitida pelas mídias da Arquidiocese de Belém, reunindo paroquianos das 16 paróquias.

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também