A Escola Salesiana do Trabalho e o exemplo de Dom Bosco

 
Em 31 de janeiro a Igreja celebra mais um ano de falecimento de São João Bosco, que partiu no ano de 1888. Ele deixou um grande legado para a humanidade, principalmente no trabalho diretamente com a juventude. Nos mais diversos lugares do mundo existe um projeto desenvolvido a partir das idéias de Dom Bosco. No Pará, um desses projetos é a Escola Salesiana do Trabalho (EST), uma obra social filiada à Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), instituição de governança das casas salesianas da região norte. Essa escola atende jovens de baixa renda. Já educou e profissionalizou centenas de jovens para o mercado de trabalho nos 54 anos de educação e evangelização fundamentados na pedagogia de Dom Bosco.
 
A EST é uma obra/presença Salesiana que compõem a Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Tem como premissa promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referencia para apoiar os jovens nas suas opções fundamentais de vida.
 
Educação e Cursos
 
A escola disponibiliza vagas destinadas ao  ensino básico de nível fundamental e médio, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Oferece ainda nove cursos profissionalizantes distribuídos na área da indústria e comércio: Assistente Administrativo, Auxiliar de Produção, Manutenção de Equipamentos de Informática, Eletricidade Predial Mecânica Automática, Mecânica Diesel, Mecânica Industrial, Mecânica Refrigeração e Marcenaria. Os cursos desenvolvidos pela EST estão respaldados e validados pelo Ministério do Trabalho Emprego e Renda e inseridos na Lei 10.097/00, lei da aprendizagem que possibilita aos adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 23 anos de ambos os sexos a possibilidade de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz.
A escola também atua na qualificação e requalificação de adultos através de seus cursos livres, que têm curta duração, para ambos os sexos, independente de escolaridade, oferecendo cursos de mecânica de moto, diesel e autos, mecânica de refrigeração, injeção eletrônica, mantidos por uma taxa cobrada durante os meses de aula.
As aulas nos cursos profissionalizantes ocorrem de segunda a sexta nos três turnos. Há cursos em que o alunos só vêm uma vez na semana, pois os outros quatro dias são reservados à vivência prática na empresa,  como é o caso de marcenaria, refrigeração, auxiliar de produção e assistente administrativo. Em outros cursos o alunos estão inseridos nas empresas.
 
De acordo com o diretor da Escola, Padre Francisco Sadeck, a formação está fundamentada na dimensão humana, profissional e espiritual: “Nossa proposta é fundamentada na formação integral da pessoa em todas as suas dimensões, humana, profissional e espiritual. A espiritualidade é o alicerce da vida conscientemente vivida. O sistema preventivo busca acolher o jovem considerando sua condição humana e suas necessidades educativas, sociais, formativas e profissionalizantes, buscando compreender o jovem em todas as suas dimensões, orientando-o para a prática do bem e evitar o mal”.
 
Histórico
 
A escola objetiva promover assistência social como instrumento de proteção social básica para crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Fundada pelo Padre Lourenço Bertolusso em 1º de maio de 1962, após a assinatura da escritura de doação do terreno, feita pela família Ferro Costa. 
 
Pedagogia
 
A pedagogia Salesiana, conhecida como sistema preventivo, é uma experiência educativa criada por D. Bosco, que vem ao longo do tempo se adaptando à realidade através da ação das comunidades de educadores que a atualizam sempre de forma dinâmica. É uma proposta comprovadamente eficiente para a educação da juventude e se baseia na proteção e cuidado para com os jovens, em especial os mais necessitados e abandonados e em estado de perigo, visando a formação de bons cristãos e honesto cidadãos, e alicerçada na caridade, na assistência, no carinho, na presença contínua, vigilante, amorosa e fraterna do educador. Segundo Dom Bosco, a Educação “é coisa do coração”. Nesse sentido, todo educador deve ganhar o coração do jovem e falar com a linguagem do coração e assim despertá-lo para o amor, a felicidade, a tolerância, a compreensão e a consciência cidadã e, consequentemente, transformar o mundo à sua volta.
 
Dom Bosco

Dom Bosco, também chamado de São João Bosco,  aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815. Foi padre, educador e criador do sistema preventivo em educação. Dedicou toda a sua vida à educação e à religião, além de se empenhar no desenvolvimento da imprensa católica. Morreu no ano de 1888, na cidade de Turim, Itália, com 72 anos. Sua beatificação  aconteceu em 1929, pelo então Papa Pio XI.  Sua herança  continua atual. Seu amor pelos jovens e sua sabedoria pedagógica ainda não foram superados. Dom Bosco é o grande santo mestre e pai da juventude. Sua obra salvou milhares de jovens e seu pedido de que os jovens sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados, ainda é levado por todo o mundo.

 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também