A Semana Santa na Arquidiocese de Belém

Ápice da programação, o Tríduo Pascal que recorda a Páscoa do Senhor, o triunfo da vida

Paixão e Morte do Senhor
A maior prova de Amor demonstrada por Deus pela humanidade é a razão de fé que anima os eventos da Semana Maior na Arquidiocese de Belém, com destaque para a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. Começará às 17h, na Catedral, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Nas paróquias, a mesma ação religiosa será conduzida pelos padres e vigários de acordo com programação própria. Depois haverá o Sermão do Descendimento da Cruz e a Procissão do Senhor Morto.

Quinta-feira Santa
A preparação do povo de Deus para a Páscoa chegou ao Tríduo Pascal, iniciado Quinta-feira Santa, dia 6, às 7h, com a oração das Laudes, feita pelos cônegos do Cabido de Belém na Catedral Metropolitana. Em seguida, a Missa do Crisma (Santos Óleos), momento da renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos Santos.

A celebração aconteceu às 8h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Monsenhor Paolo Andreolli, Bispo nomeado para Arquidiocese de Belém, por todos os sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Belém.
A Missa da Ceia do Senhor, ainda na Quinta-feira Santa, à noite, inclui a cerimônia do lava-pés, em todas as paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral, a celebração foi às 18h, presidida pelo Dom Alberto, seguida do traslado do Santíssimo para a capela da Reposição (na própria Catedral) para adoração até a meia noite. Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, presidiu Missa às 19h na Área Missionária São João Bosco, no bairro da Sacramenta.

Sexta-feira Santa

Sermões recordam a Paixão e Morte do Senhor

A programação é iniciada com a tradicional Procissão do Encontro

A programação da Semana Santa é repleta de significados que envolvem os últimos passos de Jesus Cristo em sua jornada terrena. A Arquidiocese de Belém concentra intensa evangelização na Sexta-feira Santa, a partir da Procissão do Encontro. Às 7h, a imagem do Senhor dos Passos sai da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré. E da Igreja de São João Batista, no bairro da Cidade Velha, a imagem de Nossa Senhora das Dores também sai às 8h. Ambas as procissões seguem, possibilitando o encontro das duas imagens na Reitoria de Nossa Senhora das Mercês, localizada na rua Gaspar Viana s/n, no bairro do Comércio, por volta das 10h.

Sermão do Encontro
O encontro das imagens ocorre sob o testemunho do povo de Deus, que participa do momento, meditando sobre o que Jesus vivenciou nos ritos da Paixão. Contam com a contribuição do pregador, padre Francisco Assis Felintro de Oliveira , Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

As Sete Palavras
Há 144 anos, a tradição se renova neste momento. A Arquidiocese de Belém realiza na Capela Santo Antônio, localizada praça Dom Macedo Costa, o Sermão das Sete Palavras. Será o padre João Paulo de Mendonça Dantas, Reitor da Reitoria (Igreja) Nossa Senhora das Mercês, o pregador. O Sermão é composto pela meditação das Sete Últimas Palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”.

Descendimento da Cruz
É um dos fortes momentos de evangelização na Sexta-feira Santa, após a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, proferido pelo diácono Leandro Guerra, ele que serve a Igreja na Sé. A pós o pregador concluir o Sermão, haverá a procissão do Senhor Morto, acompanhado da Imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão segue até a Igreja de São João (São Joãozinho).

Sábado de Aleluia

Santa Noite: a Vigília pascal na Catedral

A igreja, unida e em oração, prepara-se para a maior notícia: a Páscoa do Senhor

A Paixão de Nosso Senhor conduz sua Igreja sob fortes e intensos sentimentos que faz despertar no coração da humanidade a complexa situação que é o acontecimento que resulta na morte de Jesus na Cruz. É preciso viver os Sábado Santo.

A noite das noites
É grande a expectativa do povo de Deus pela graça da Salvação. Por isso, o Sábado Santo, dia 8, a Vigília Pascal, ocasião em que todas as paróquias contam com programação própria. Na Catedral de Belém, a celebração será às 20h, presidida pelo Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a vigília, haverá procissão com a imagem de Jesus Ressuscitado no entorno da praça Frei Caetano Brandão.

Domingo da Páscoa
A Missa de Páscoa será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém com programação própria. Os bispos presidem Missas em comunidades diocesanas. Dom Alberto presidirá Missa em Mosqueiro, às 12h, na Fazenda da Esperança. O Bispo Auxiliar, Dom Antônio, presidirá Missa às 8h30, na Área Missionária São João Bosco, no bairro da Sacramenta, e às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Marituba. Monsenhor Paolo Andreolli, bispo nomeado para a Arquidiocese de Belém, estará com a Comunidade Religiosa feminina do Instituto HESED, em Benevides, às 10h.

Fotos: Luiz Estumano

Acompanhe todas as transmissões da Semana Santa aqui pelo Portal Nazaré

Veja aqui mais fotos da semana maior

Compartilhe essa Notícia

Leia também