A Semana Santa segue com intensa evangelização

Celebrações recordam para os fiéis os últimos passos de Jesus antes da sua Paixão

Luiz Estumano

A Igreja começou no Domingo de Ramos, 24 de março, a Semana Santa que segue dia 31, o Domingo de Páscoa. A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana e a semana mais importante do ano litúrgico, quando são celebrados de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Arquidiocese de Belém realiza a sua programação de forma intensa para celebrar este período de evangelização junto aos fiéis. Sucedendo a celebração do Domingo de Ramos e antecedendo o Tríduo Pascal, a Catedral Metropolitana de Belém realizou um momento especial para os fiéis na segunda-feira, 25 de março.
O destaque celebrativo ocorreu na Missa por cura e libertação às 19h na Catedral Metropolitana de Belém. Durante essa celebração, após a procissão com o Santíssimo Sacramento, a imagem de Nosso Senhor dos Passos foi entronizada na nave da Igreja Mãe, recordando o momento em que Jesus subiu para o calvário carregando a cruz dos pecados de toda a humanidade. Para os fiéis presentes à celebração foi meditada a simbologia desse passo dado por Jesus. “Não o deixemos só, sigamos o caminho do Amor, ele passa pela Cruz!”.

Continuando a programação da Semana Santa, a Arquidiocese de Belém realizou quarta-feira, 27 de março, o Traslado da Imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz), da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Praça Santuário, Nazaré), após a Santa Missa das 18h, presidida pelo Mons. Agostinho Cruz, Cura da Sé.
O traslado é acompanhado por dezenas de fiéis com velas em punho, iluminando o caminho da procissão, que percorreu a rua Dr. Assis, avenida Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu, parando na Paróquia Santíssima Trindade e seguindo pela avenida Nazaré até a Basílica de Nazaré.

A imagem do Senhor dos Passos ficará na Basílica até a Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, quando sairá em procissão para a Igreja das Mercês, encontrando-se com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

O encontro por volta das 10h, recorda o real encontro de Jesus com sua Mãe quando ele seguia para o Calvário.
Por isso, é proferido o Sermão do Encontro, que este ano terá o padre Carlos José Almeida Sousa, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tenoné) como pregador do Sermão que inicia no encontro das imagens à frente da Igreja das Mercês.

Pascom Catedral de Belém

A imagem
Representando o momento doloroso de Jesus a caminho do Calvário, a imagem do Senhor dos Passos é esculpida em tamanho natural, com o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos segurando a pesada cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa à mostra os pés do Senhor. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. O semblante verdadeiro, encanta os fiéis que o seguem durante a procissão.