![]() |
No dia 31 de maio, próxima quarta-feira, a Igreja celebra no mundo todo a visita de Maria Santíssima a sua prima, Santa Isabel, e seu marido, Zacarias. Na Anunciação do Senhor, que antecede a visita, Nossa Senhora foi visitada pelo Anjo Gabriel, momento em que aceita receber em seu ventre Imaculado o Filho de Deus, Jesus.
Pelo anjo, Maria também tem conhecimento de que sua prima, Isabel, estava igualmente grávida. E assim, saindo de Nazaré, na Galiléia, até Ain Karin, na Judeia, onde morava Isabel, Maria percorre 150 quilômetros de distância, uma caminhada difícil levando-se em consideração que Nossa Senhora estava grávida.
A Sagrada Escritura conta que, ao chegar à casa da prima, Maria saudou-a e nesse momento a criança, que viria a ser João Batista, estremeceu no ventre de sua mãe. Assim, a Boa Nova, anunciada por Maria a Santa Isabel, revela a presença do Senhor em detalhes comuns da vida humana, sendo um convite a todos a serem anunciadores da Palavra.
“O serviço alegre de Maria ao visitar sua parenta mostra-nos uma pessoa em constante alegria na vida e pelas coisas da vida. O serviço de Maria é um serviço de presteza, disposição e total disponibilidade. Atenção e presença”, afirma o sacerdote Wiremberg Silva, especialista em Mariologia.
Para ele, o ensinamento presente nesse episódio é o de escuta e obediência a Deus: “As qualidades principais da narrativa estão no serviço, doação, presteza, diligência e escuta à Palavra. Maria é a serva obediente que se deixa moldar na e pela Palavra”.
Ainda durante a narrativa da visita, Maria entoou o Magnificat, glorificando a Deus, reconhecendo sua pequenez. O Magnificat, também conhecido como Canção de Maria ou Canto de Maria, é um cântico entoado ou recitado frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos.
“Ao entoar o Magnificat, Maria agradece ao seu Senhor por Tudo o que Ele fez em sua vida. Em tom poético, e um resumo de toda uma vida de fé e compromisso com o Senhor, o reconhecimento da ação do Deus Altíssimo nela, em sua geração e nas futuras”.
|
