O povo de Deus é o convidado especial da festividade de Santa Maria de Belém, que abre oficialmente nesta sexta-feira, 26 de agosto, na Sé Catedral.
Antes da abertura oficial, vários eventos marcaram preparativos para a festa que se encerra dia 1 de setembro, à luz do tema “Maria, a Mãe acolhedora”.
A Missa da aber tua às 19h será presidida pelo padre Ederaldo da Mata, da Região Menino Deus. Depois, a Noite Libanesa com Mahrco Monteiro anima a programação cultural do arraial.
Sábado, 27, a programação começa às 9h com a Missa dos Enfermos, presidida pelo Cura da Sé, cônego Roberto Cavalli.
Terço às 18h e novena às 18h30 antecipam a Missa das 19h, celebrada pelo padre Lindomar Pinheiro, Vigário Episcopal dos Diáconos Permanentes. A Noite Abaetetubense, com Jorginho Gomez, encerra a festa.
Domingo, 28 de agosto, a Missa das 7h, presidida pelo padre Ivan Conceição, vigário episcopal da Região São Vicente de Paulo, inicia a programação.
As Missas continuam às 9h; às 17h padre Adriano celebra com a Vida Religiosa e Consagrada, depois a Novena, às 18h30.
À noite, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Missa das 19h.
O arraial da Noite Paraense será com a banda Warilou.
Segunda-feira, 29 de agosto, a programação abre com Terço, às 18h e Novena às 18h30. Missa às 19h com o côn. Ronaldo Menezes, Vigário Santa Cruz e membro do Cabido Metropolitano. A festa termina na Noite de Louvor com Sementes do Verbo.
Frei Paulo Alessandro no dia 30, e a Região Sant’Ana, dia 31, sempre às 19h, presidem Missas.
Dia da Padroeira, 1 de setembro, abre 7h na Missa com Côn. Roberto; às 12h, Pe. Adalberto Brandão celebra a Eucaristia. Às 18h, a II Vésperas Solenes, e Missa Solene às 19h com Pe. Agostinho, e após, Procissão de Santa Maria.
A Noite de Pontas de Pedras com atrações da cidade e Pinduca encerram a festividade.