Aberta a Semana Santa na Arquidiocese de Belém

Celebração do Domingo de Ramos abriur eventos religiosos da Grande Semana

A Semana Santa na Arquidiocese de Belém iniciou no Domingo de Ramos, em memória à entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que o acolhia com seus ramos de oliveiras e palmeiras como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

As celebração na Arquidiocese de Belém incluiu a bênção dos Ramos, seguida de procissão e a Santa Missa à chegada dos fiéis nas 104 paróquias, presidida pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada uma delas pelas oito Regiões Episcopais.

A Catedral Metropolitana acolheu a programação que começou às 8h30, com a bênção dos Ramos e a procissão dos fiéis saindo da Igreja Santo Alexandre para a Sé Catedral, onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A celebração foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), a comunicação oficial da Arquidiocese de Belém.
A Igreja realiza a procissão de Ramos para fazer memória da entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém para sofrer a Paixão. Os ramos que os fiéis levam nas mãos significam que eles reconhecem Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus, o seu Rei. Significa também que os fiéis estão dispostos a segui-lo.

Celebração com Bispos Auxiliares
Os Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreollitambém presidiram a Missa de Ramos. Às 7h30, a Área Missionária Santo Agostinho, no bairro Levilândia, em Ananindeua, os fiéis reuniram-se para a procissão de ramos e a Santa Missa presidida por Dom Antônio. A Comunidade Santo Expedito, no Acampamento, participou da mesma celebração também sob a presidência de Dom Antônio às 18h30.

O bispo Dom Paulo Andreolli celebrou o Domingo de Ramos com a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Ilha do Maracujá, onde houve procissão seguida da Santa Missa na programação aberta às 8h.

Coleta Campanha da Fraternidade 2024
Também no Domingo de Ramos ocorreu a Coleta Nacional da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. Do total da arrecadação, 60% ficarão para ações de caridade na Arquidiocese, que este ano será destinado para a Pastoral do Surdo, com mais de 20 anos de existência e atuação na Igreja Católica em Belém. O restante – 40% – serão para o Fundo Nacional da Solidariedade, para uso de campanhas sociais no Brasil, conforme direcionamento da Coordenação de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também