Ação solidária beneficia moradores da área missionária Canaã, em Marituba

Foto: Luiz Estumano.

No domingo, dia 2 de dezembro, as seis comunidades que integram a Área Missionária Canaã, em Marituba, receberam a primeira Ação Solidária com oferta de serviços diversos de saúde, estética e emissão de documentos. A programação realizada com objetivo de aumentar a presença evangélica da Igreja foi promovida pela Arquidiocese de Belém, com a articulação da própria comunidade e orientação do bispo auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

A ação iniciou às 7h, com celebração eucarística na Comunidade de São Francisco de Assis, no Riacho Doce, uma das seis que compõe a área missionária. Até às 16h, a comunidade teve acesso a emissão de documentos, como carteira de identidade, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento; foi prestado ainda atendimento médico, como verificação de pressão arterial e teste de glicemia, entre outros e, ainda realizado atendimento odontológico.

A comunidade pode dispor também de serviços estéticos, como corte de cabelo e limpeza de pele. Durante o dia foram promovidas atividades recreativas, como torneio de futebol. A programação contou ainda com distribuição de roupas e calçados, que foram arrecadados anteriormente.

A primeira ação solidária é uma das frentes da equipe que assiste a área com o objetivo de aumentar a presença evangélica da Igreja e assim a evangelização, além de também assistir no eixo social as famílias carentes que lá residem.

A ação também é um gesto concreto do item “Sensibilidade Social”, presente nas orientações da Assembleia Geral das Lideranças ocorridas em setembro passado. O item desta que “A Igreja Católica não só se preocupa com o templo, a casa de oração, mas, sobretudo, com a vida da comunidade, por isso, promova-se ações sociais como forma de compromisso com a defesa e promoção da dignidade humana. A Igreja é “boa samaritana” da humanidade porque está comprometida com o Reino de Deus.”

Para Jean Vasconcelos, coordenador da ação solidária, a ideia da ação, que surgiu com Dom Antônio, quer congregar também todas as comunidades: “com essa ação solidária queremos abraçar as comunidades para continuar com o objetivo comum que é a evangelização e também a ajuda ao próximo, sermos solidários.”
A comunidade presente aproveitou principalmente os serviços médicos que geralmente são escassos e com difícil acesso. A doméstica Marlene Pantoja ficou feliz com a programação oferecida pela Igreja: “nós sentíamos muita falta da presença da igreja Católica porque tínhamos missa só uma vez por mês. A gente está muito feliz com a presença dessas pessoas aqui que é uma área muito carente nessa nossa comunidade.”

Área Missionária Canaã

Fundada em junho deste ano, a Área Missionária Canaã é formada pelas seis comunidades que pertenciam à paróquia Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro Almir Gabriel, em Marituba: As seis comunidades em atividades são: São Benedito, São Judas Tadeu, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Auxiliadora e Mãe Rainha.

A região após se tornar área missionária, tomou um novo vigor e impulso missionário, com a ajuda de outras paróquias, sacerdotes, diáconos e movimentos eclesiais. Dom Antonio de Assis tem acompanhado esse processo desde o início e vem estimulando sempre a corresponsabilidade de outras forças eclesiais, bem como da sociedade para a construção das capelas. A primeira delas já está em fase avançada de construção, graças às doações. O projeto prevê a construção de mais cinco capelas com espaço para atividades sociais e pastorais.