Jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém emprestaram sua típica disposição e alegria para animar a 20ª Romaria da Juventude. Organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a romaria passou pelas ruas do bairro de Canudos para chegar à Basílica Santuário no sábado, 15.
Desde às 14h, a juventude concentrou-se na Paróquia São José de Queluz, onde houve Missa às 16h. A romaria é uma das duas procissões oficiais que todos os anos têm um percurso diferente e uma das mais animadas. Este ano saiu da Paróquia São José de Queluz, em Canudos, com chegada à Praça Santuário. A Missa antes da romaria foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.
A procissão saiu da avenida Cipriano Santos e seguiu pela travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Quintino Bocaiúva, avenida Nazaré encerrando por volta de 19h na Praça Santuário, com missa na Basílica Santuário presidida por Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Bispo Coadjutor de Bragança.
A Romaria da Juventude é um momento para os jovens homenagearem Nossa Senhora de Nazaré e, com isso, a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém procuram contribuir para conscientizar o respeito do tema da juventude, a importância dela para a Igreja e os processos de evangelização que precisam ser percorridos e que são tão importantes na preparação para o Círio.
Estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicam que a Romaria da Juventude deste ano contou com cerca de 35 mil participantes. A romaria juvenil iniciou em 2001, saindo da Comunidade São Braz.