A Organização não Governamental (ONG) Amigos Voluntários do Pará, em parceria com o Ministério Público do Pará e a Marinha do Brasil, realizou dia 21 de maio, às 9h, uma ação em apoio a mulheres vítimas de escalpelamento. A entidade encarregou-se de arrecadar mechas de cabelo para pessoas atendidas pelo Espaço Acolher, vinculado à Santa Casa de Misericórdia do Pará.
A arrecadação foi concluída e a ONG Amigos Voluntários do Pará fez a entrega de 50 mechas de cabelo para uso de mulheres vítimas de escalpelamento, atendidas pelo Espaço Acolher. O ato da entrega foi conduzido por Olinda Cardoso Guedes, presidente da ONG Amigos Voluntários do Pará, Olinda Cardoso Guedes, e pela Coordenação da Comissão Estadual de Erradicação dos acidentes de motor com escalpelamento.
A campanha de arrecadação de mechas de cabelo foi realizada com o intuito de ajudar vítimas de escalpelamento, e mostrar à sociedade a importância dessas doações para as vítimas afetadas por acidentes com motor. As mechas são utilizadas na confecção de perucas a serem utilizadas pelas vítimas desse tipo de acidente com o objetivo de contribuir, especialmente, para a autoestima das acolhidas para tratamento.
Representantes da Comissão Estadual de Erradicação dos acidentes de motor com Escalpelamento também participou do ato de entrega das mechas e, na ocasião, reforçou para os presentes os principais cuidados que as mulheres precisam ter para evitar o acidente e como as pessoas podem ajudar nesses casos.
Doação de cabelo – A doação de cabelo é legitimada pela Lei n° 10.535, de 14 de maio de 2024, que dispõe sobre o Programa de Incentivo a Doação de Cabelos para pacientes em tratamento quimioterápico, para as vítimas de escalpelamento e de outras doenças que causam queda, transitória ou definitiva dos cabelos no Estado do Pará.
A Lei busca conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos, arrecadar e transformar os fios em perucas para promoção da autoestima e cuidado com as pessoas afetadas. Além disso, a lei prevê o acesso gratuito a perucas de cabelo humano para aquelas que não têm condições financeiras de arcar com seus custos.
Para viabilizar o programa, são realizadas parcerias com diversos setores da sociedade, incluindo doações espontâneas de particulares, escolas, cabeleireiros e salões de estabelecimentos comerciais. Participantes poderão receber um Selo
Social em reconhecimento à sua adesão ao programa, e aqueles que efetuarem o maior volume de doações poderão receber certificados de reconhecimento.
Espaço Acolher
O Espaço Acolher é uma casa de apoio mantida pelo governo do Estado na Santa Casa, onde as pacientes vítimas de escalpelamento, podem se hospedar durante o período de longo tratamento. No local, as mulheres recebem o apoio de profissionais de psicologia e serviço social, além de participaram de cursos. Professores da rede estadual são responsáveis pelas aulas necessárias à conclusão do ensino fundamental e médio.
O espaço está localizado na avenida Alcindo Cacela, 555, Umarizal, entre as ruas Oliveira Belo e Diogo Moia.
Sobre a AVP
O projeto “Fazendo Vidas Felizes”, que foi desenvolvida pelos Amigos Voluntários do Pará (AVP), tem o objetivo de promover a educação e bem-estar a comunidades em vulnerabilidade social através de ações em saúde e assistência social.
Fotos: Luiz Estumano