Dias 9 e 10 de setembro a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Região Episcopal São Vicente de Paulo, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida em visita a paróquias, instituições e feiras situadas naquela região.
A extensa lista do locais a receberem a visita da Imagem Peregrina começou pela acolhida dela em uma faculdade particular do município, situada na Estrada da Providência, uma movimentação da agenda de visitas às oito Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém, sendo a Região São Vicente a quinta a acolher a imagem da Virgem de Nazaré.
Durante o trajeto, a imagem passou pelos bairros do Paar, Icuí, Guanabara, Atalaia, Coqueiro e Curuçambá, conforme divulgação da Diretoria da Festa. A imagem Peregrina foi conduzida desde a Basílica Santuário, em Belém, de onde saiu às 7h30 de sábado, 9 para a visitação aos moradores do município de Ananindeua.
Padre Ivan Conceição, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo, presidiu as boas vindas à imagem de Nossa Senhora e a Santa Missa de acolhida celebrada na primeira parada, em uma faculdae particular.
Foi o início dos diversos momentos de testemunho que mesclaram fé, emoção e agradecimento dos devotos marcarando, assim, a passagem da im agem Peregrina por Ananindeua.
O principal objetivo desta programação de visitas com a imagem Peregrina realizada antes do dia do círio é reforçar o trabalho de evangelização feito pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), cumprindo visitas com a imagem Peregrina em hospitais, feiras, empresas, paróquias, entre outros.
O primeiro dia da visitação, após a imagem deixar a faculdade particular, foi reservado a um percurso pelas ruas do entorno daquela intituição, seguindo para a parada na Feira da Cidade Nova IV, na avenida Dom Vicente Zico.
“Sempre me emociono quando ela (a imagem) passa por aqui. Sinto como ela abençoando esses nossos trabalhadores e, a nós também, pela benção do trabalho, fruto do nosso sustento, é uma emoção que não sei explicar”, declarou Nazaré do Rosário, que estava na feira na hora em que a imagem passou pelo local.
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré continuou no domingo, 10, quando outros locais também a receberam como hospitais e paróquias. A visitação de sábado, 9, terminou na Paróquia Santo André Apóstolo, onde a vigília da juventude, iniciada por volta das 21h guardou a imagem Peregrina. Já no domingo, 10, a visita começou pela feira do Jaderlândia e algumas paróquias, retornando para a Basílica Santuário às 20h.
A REGIÃO – A Região Episcopal São Vicente de Paulo é formada pela Àrea Mssionária Nossa Senhora Maria Mãe da Igreja e mais 16 paróquias.
Fotos: Joedson Souza/ Pascom Belém