Ananindeua em festa com Nossa Senhora de Guadalupe

Foto: Divulgação.

A  Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe iniciará sua festividade no dia 1 de dezembro e segue até o dia 12, com o tema "Maria de Guadalupe, ensina-nos a viver a unidade da fé na diversidade dos dons” e o lema “Ser cristão é nossa vocação”.  Participe! A igreja fica na rua We 10B, na Cidade Nova 1.

Padre Raimundo Almeida, o pároco convida a comunidade para a festividade que agora toma rumo às programações litúrgica e cultural.

A parte litúrgica ocorrerá conforme calendário a seguir:

Dia 29 de novembro, padre Célio Martins conduziu às 19h a Santa Missa de encerramento da peregrinação da imagem de  Nossa Senhora de Guadalupe.

Sábado, 1 de dezembro, às 18h30, padre Rai celebra a Santa Missa de abertura oficial da festvidade.

Domingo, 2, às 7h, haverá procissão para Nazaré, conduzida pelo padre Rai, com previsão de chegada às 10h, quando haverá Missa, celebrada pelo padre Almiro.

Ainda no domingo, às 18h, haverá Missa solene às 18h na matriz de Guadadlupe. Segunda-feira, 3 de dezembro, a programação continua com a Misa das 19h, celebrada pelo padre Ednaldo. Padre Almiro é o celebrante da Santa Missa do dia 4 de dezembro, às 19h, também na Matriz. Programação do dia 5 terá a presidência do padre Arcelino Batista na Missa das 19h na matriz paroquial.

Cônego Sílvio Trindade, pároco da Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor e Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo, presidirá a Missa, concelebrada por padres daquela região, às 19h. Padre Angelmiro celebrará a  Missa no dia 7, às 19h.

CRISMA – No feriado, 8 de dezembro, a comunidade prestigiará os seus crismandos na Santa Missa das 18h, sob a presidência de Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.

Dia 9 de dezembro, haverá três Missas na paróquia. A primeira, às 7h, será presidida pelo padre Angelmiro. Depois, padre Arcelisno Batista presidirá a Missa das 10h, e às 18h,  padre Raí, presidirá a Santa Missa das 18h. Padre Glebson Nunes presidirá a Santa Missa na segunda-feira, 10, às 19h.

A comunidade é convidada também a participar da Santa Missa do dia 11h, às 19h, a qual será presidida pelo padre Renilson Macedo.

Três Missas marcam o dia da padroeira no dia 12. Às 6h, padre Célio Martins celebra a primeira. A Missa solene das 12h terá a presidência do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O encerramento às 19h, será com procissão conduzida pelo pároco, Raimundo Almeida.

HISTÓRIA – Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem oferecia-se vidas humanas em holocausto.

Nossa Senhora de Guadalupe, porém, veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido. No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas tinham abraçado a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã. No México e em todo o mundo, Nossa Senhora de Guadalupe é muito venerada.

APARIÇÃO – Estava o índio Juan Diego no campo. Ele sofria por causa da grave enfermidade de seu tio a quem muito amava e rezava por ele quando teve a visão de uma mulher com seu manto todo reluzente. Ela o chamou por seu nome e disse em nauátle, a língua asteca: Juan Diego, não deixe o seu coração perturbado. Eu não estou aqui? Não temas esta enfermidade ou angústia. Eu não sou sua Mãe?"