ANEC-Pa promove evento sobre temática da CF 2017

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, regional Pará (ANEC-Pa), realiza encontro de Professores de Ensino Religioso e Equipes de Pastoral, no sábado,  dia 4. A formação objetiva favorecer uma reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2017 à luz da questão religiosa e sua diversidade na contemporaneidade: valores, desafios e propostas. As inscrições podem ser feitas através do site www.anec.org.br/eventos. O evento acontece das 8h30 às 12h, no Colégio Gentil Bittencourt, localizado na Avenida Governador Magalhães Barata, 137, no Bairro de Nazaré.

Com o tema “Os biomas humanos e religiosos à luz da CF 2017”, o evento se propõe a refletir sobre a diversidade religiosa dentro das escolas. O público alvo: professores de ensino religioso e equipes de pastoral das escolas associadas à ANEC. No Estado do Pará existem 32 escolas associadas por congregações religiosas ou por dioceses. Espera-se a presença participativa de todas elas.

O coordenador do conselho consultivo regional, Padre João Mendonça, sdb, será o responsável pela formação. Segundo ele, com a abertura da Campanha da Fraternidade 2017, que deixa em relevo os biomas, percebe-se a necessidade de abordar a temática dentro do ensino religioso, uma vez que as escolas apresentam uma diversidade em vários âmbitos.

“Com a nossa identidade e com a nossa proposta educativa e evangelizadora não podemos também claudicar no anúncio do Evangelho. Então, aqui se instala o diálogo enfatizado pelo Papa Francisco, ao falar da cultura do encontro. É preciso ir ao encontro das pessoas que são diferentes de nós, que pensam diferente de nós, mas são seres humanos. Então, aproveitando esse tema, biomas, eu quero trazer  estes biomas religiosos, estas experiências religiosas, para dentro do tema do ensino religioso. Que  possamos saber viver de maneira pacifica, ecumênica, o diálogo inter-religioso. Isto não é fácil, é muito complexa a situação e precisa que os professores de ensino religioso e também as equipes de pastoral tenham essa preparação continuada e se abram a esse diálogo que deve ser evangelizador.”

Serviço

Inscrições e informação através do site www.anec.org.br/eventos. O evento acontece das 8h30 às 12h, no Colégio Gentil Bittencourt, localizado na Avenida Governador Magalhães Barata, 137, Bairro de Nazaré.