Aniversário da Pastoral da Pessoa Idosa é celebrado nacionalmente

Foto: Divulgação.

Em Belém, os 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será marcado com Santa Missa em ação de graças, na Matriz da Paróquia de Santa Cruz, bairro do Marco, na próxima terça-feira, dia 5 às 17h. A celebração eucarística terá a presidência de Dom Irineu Roman, um dos Bispos Auxiliares de Belém, e reunirá os voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Belém.

A data, celebrada em nível nacional, em Belém pretende reunir os voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa das paróquias da Arquidiocese de Belém que têm a pastoral implantada. A escolha da Matriz da Paróquia de Santa Cruz, localizada na Avenida Almirante Barroso, 1743, Marco, foi pensada estrategicamente, para facilitar a participação de todos os agentes.

Segundo a coordenadora arquidiocesana, Criseida Pereira, a data é acolhida com alegria e com o desejo de que mais paróquias tenham a presença da pastoral: “Acolho com muita alegria, ela está debutando. É uma pastoral muito importante que só tem apenas 15 anos de implantação nacional. Ela surgiu diante do envelhecimento nacional brasileiro. Esperamos que muito em breve a pastoral esteja implantada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e nas paróquias do Brasil inteiro”.

Para ela, os resultados dos trabalhos dos voluntários durante as visita aos idosos podem ser vistos: “Nós temos relatos de lideres comunitários que chamaram a atenção da família para os riscos de futuras quedas da pessoa idosa e na visita do mês seguinte, já estava solucionado o problema, ou seja, a família atendeu e corrigiu o problema para que a pessoa não caísse”. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 30% das pessoas com mais 65 anos caem pelo menos uma vez ao ano.

Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, é o objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa. Fundada em 5 de novembro de 2004 pela doutora Zilda Arns Neumann, surgiu em resposta ao fenômeno do envelhecimento populacional brasileiro. Em Belém, os trabalhos do organismo iniciaram-se em 2005. Atualmente a pastoral tem como assessor eclesiástico padre Pedro Diocrésio Francisco, pároco da Paróquia de São Sebastião, e como coordenadora Arquidiocesana Criseida Pereira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é o individuo com 60 anos ou mais. Em pesquisa sobre as tendências de envelhecimento dos brasileiros, realizada em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas do Brasil (IBGE), em 2060, a população idosa com mais de 65 anos chegará a 25,5%. Atualmente, o percentual de idosos é equivalente a 9,2%.

Na arquidiocese

Em Belém, a Pastoral da Pessoa Idosa está em pleno funcionamento em 58 das 90 paróquias, ao todo com 650 voluntários e realiza 1.300 visitas mensalmente. A missão é promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação, valorizando os vínculos familiares e intergeracionais, por meio de acompanhamento familiar, através da ação de líderes comunitários capacitados que realizam visitas domiciliares mensais às pessoas idosas em suas comunidades, marcando especialmente presença entre pessoas vulneráveis, seja por fragilidade física ou por situação de risco social ou familiar.