Aniversário de ordenação sacerdotal

Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, celebrou no domingo, dia 1º, às 9h, na comunidade de Boa Vista, no Baixo Acará, Região das Ilhas de Belém, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora seu vigésimo sétimo aniversário de ordenação sacerdotal.

À chegada, foi recebido com festa pelos membros das comunidades que compõem a Pastoral das Ilhas, dentre as quais, Boa Vista, Santa Maria, Guajará, Itacoã, Bijogó, Guarapiranga, Maracujá, Baixo Jenipauba, Piriquitaquara, São Benedito, Santa Quitéria, Combú e Espírito Santo, que o recepcionaram com fogos, cartazes e músicas.  Para Suellem Vilhena, da comunidade do Baixo Acará, foi o mínimo que poderiam fazer por ele: “O trabalho desenvolvido pela Arquidiocese de Belém veio ajudar a nossa comunidade. Éramos há três anos assistidos pela Diocese de Abaetetuba. A presença e a atuação da Arquidiocese na pessoa, primeiro de Dom Teodoro, e, agora, na de Dom Irineu, veio melhorar a religiosidade e a vida social do povo. Hoje recebemos formações, tanto para catequistas, quanto para ministros da Palavra e da comunhão eucaristica. Os moradores e filhos da comunidade hoje já recebem a primeira comunhão e o sacramento do batismo”.

MISSÃO

Dom Irineu é gaúcho de Vista Alegre do Prata. Nasceu no dia 10 de agosto de 1958 e ingressou na vida religiosa no Seminário Murialdo em 1976.  Fez estudos superiores de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Imaculada Conceição de Viamão e na Universidade de Caxias do Sul. Cursou Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, entre os anos de 85 e 87. Foi ordenado sacerdote na sua cidade natal pela imposição das mãos de Dom Paulo Moretto, atualmente Bispo Emérito da Diocese de Caxias do Sul. Desde 1999 atua na Arquidiocese de Belém, primeiro como pároco da Paróquia de Santa Edwiges, no bairro do Mangueirão. Em 2013 foi nomeado Bispo Auxiliar de Belém, em 2014, empossado.
Parabéns, Dom Irineu!