Apostolado da Oração realiza formação nas paróquias

O Apostolado da Oração de Belém está realizando estudos de formação nas paróquias desde o mês de novembro de 2016. Um dos objetivos é divulgar a recriação do movimento.

No início deste ano os estudos foram realizados nas paróquias de São Miguel Arcanjo, Santa Rita de Cássia, São José de Queluz e Nossa Senhora do Loreto. Em 2017  foram visitadas as paróquias de São Judas Tadeu, Jesus Ressuscitado que reuniu as paróquias de São Geraldo Magela e Imaculada Conceição.

A formação propõe o resgate por meio de estudos sobre a memória histórica do movimento,  enfrente os desafios da humanidade com verdadeiro espirito missionário abastecido pela oração.

A formação fica sob a responsabilidade da coordenadora Arquidiocesana do Apostolado da Oração, Graça Tavernard. Segundo ela, o estudo é feito a partir da criação e história do movimento, devoção até a chegada da recriação do movimento. De acordo com ela, o movimento se aprofunda na sua essência que é ajudar através da oração: “A recriação do Apostolado da Oração nada mais é do que voltar às fontes. Padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional do movimento,  fala-nos que o Apostolado da Oração nasceu para nos ajudar na missão da Igreja. E a forma de ajudar, comenta a coordenadora, é através da oração”.

Os estudos ocorrem ao longo do ano e servem de subsídios para a formação dos membros do grupo, que ocorre de 5 a 9 de outubro e contará com presença do diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa no Brasil, Padre Eliomar Ribeiro, SJ.

Movimento em Belém

O Apostolado da Oração surgiu no Pará entre os anos de 1860 e 1890 por obra de Dom Antônio de Macedo Costa. Na Arquidiocese de Belém foi implantado no Colégio Santo Antônio, em 10 de novembro de 1885. O movimento está presente nas sete regiões episcopais de Belém, Sant’ana, Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista, Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus e São Vicente de Paulo, com 96 centros formados por 77 paróquias e 15 comunidades. Em Belém, o número de associados do Apostolado da Oração chega a cinco mil, sendo que três mil realizam atividades diversas e dois mil são os idosos que atuam diretamente nas quermesses. Existe também como o Movimento Eucarístico Jovem (MJE), que nasceu por volta de 1998 e está implantado em 14 paróquias e quatro comunidades de Belém, distribuído nas sete regiões episcopais da Arquidiocese de Belém, com cerca de 120 jovens.

Ajudar na missão da igreja

O Apostolado da Oração é um movimento eclesial formado por leigos católicos criados para ajudar na missão da igreja através da oração. A origem do movimento nasceu de uma proposta de oração no seminário jesuíta na França, em 3 de dezembro de 1844. Hoje conta com 40 milhões de associados no mundo, dos quais de 6 a 7 milhões estão no Brasil.

O Carisma principal do movimento é o oferecimento diário de si mesmo, orações pelas intenções do Papa, consagração do associados e revisão do dia, além de ser responsável pela divulgação da intenção do Papa. Também é responsável pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus no mundo. É um movimento pontifício, isto é, coordenado pelo papa e designado por ele como a Rede Mundial de Oração do Papa.

Aplicativo

Em julho passado foi lançado no Brasil, através do Apostolado da Oração: Rede Mundial de Oração do Papa, o Click ToPray, “Juntos, cada dia é diferente”, o aplicativo móvel para difundir as intenções mensais de oração do Papa Francisco. O aplicativo da Rede Mundial de Oração do Papa apresenta uma oração diferente para cada um dos 365 dias do ano, através das quais as pessoas possam rezar pelos desafios da humanidade e se unir em prol desta causa universal.

Click To Pray, que em português significa clik para orar, é um aplicativo lançado globalmente em março de 2016. Propõe orar pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja expressos pelo Papa nas intenções de oração. A plataforma envia notificações para lembrar o dia mundial de oração, a primeira sexta-feira de cada mês, e propõe um ritmo diário de oração em três momentos: com Jesus pela manhã, à tarde e à noite.
Acesse: https://clicktopray.org/pt/pope_prayers