Apresentação do Manto oficial

Foto: Luiz Estumano
Na quinta-feira, 11, a partir das 18h, após Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, na Basílica Santuário, os fiéis irão conhecer o manto oficial que irá vestir a Imagem Peregrina nas romarias oficiais da Festa de Nazaré. A noite da apresentação do manto é sempre envolvida de muita emoção para os fies que aguardam com grande expectativa esse momento. Trata-se de uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização.

O manto veste a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio. Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré para que o dia da apresentação seja um momento especial. Ao final da missa há a distribuição de folhetos com informações e significado dos elementos que o compõem.

Para este ano o casal coordenador da Diretoria do Círio, Cláudio e Lilian Acatauassú, convidaram as estilistas, Celeste Heitmann, para criar o desenho e Kathia Novellino para a confecção. Celeste Heitmann conta sobre a emoção ao receber o convite. “Nossa! meu coração parou. Nunca imaginei um dia estar vivenciando este momento tão importante, que é fazer parte da confecção do Manto para vestir Nossa Senhora em sua grande festa. Tem 15 anos que os peregrinos vestem minhas camisas com minhas criações e pinturas, mas vestir Nossa Senhora nunca passou pela minha cabeça”.

A execução da peça ficou a cargo de uma das mais renomadas estilistas de Belém, Kathia Novellino. Ela fala sobre sua relação e como você vivencia o Círio de Nazaré: “Como todo paraense o Círio já nasce dentro de você, Nossa Senhora faz parte do DNA do paraense e por isso o mês de outubro é tão especial. Belém se desperta e vai dormir em festa com a cidade cheia, de pessoas diferentes, com fogos e muita música. Adoro o autofalante preso às mangueiras que trazem desde cedo os cantos e o barulho dos fogos sinalizando que Nossa Senhora está visitando alguma instituição ou simplesmente percorrendo as ruas nos dias que antecedem o Círio”.