Arcebispo de Belém lança Retiro Popular 2017

 
No próximo dia 10 de fevereiro Dom Alberto Taveira Corrêa lançará a sua 26ª edição do retiro quaresmal Retiro Popular, este ano intitulado “Um Coração para Amar”. O lançamento acontecerá durante a celebração eucarística, às 18h, na Basílica Santuário, com cerimônia em seguida e momento de autógrafos.
 
O Retiro Popular é um roteiro que propõe uma vivência de profunda oração durante a quaresma, com os olhos fitos na graça maior para o cristão, a Páscoa. Com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, reflexão da Palavra, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via-Sacra, Rosário e Ladainha, indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, tudo encaminhado para a Vigília Pascal.
 
Nesta 26ª edição do Retiro Popular “Um Coração para Amar”, Dom Alberto  propõe uma profunda reflexão à luz de Nossa Senhora, uma vez que a igreja do Brasil está vivendo o ano Mariano, como proposto pela Assembleia dos Bispos do Brasil (CNBB). “Dentre tantas riquezas da espiritualidade da Igreja, desejamos encontrar a proposta do ‘Coração para Amar’ justamente na Virgem Maria, especialmente em alguns de seus títulos: Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe sempre virgem, Mãe maculada, Rainha das Famílias, Coração Imaculado de Maria. Nosso Retiro Popular de 2017 é uma proposta para viver como cristãos a vocação ao amor, a partir do exemplo e da intercessão de Nossa Senhora!”, destacou o Arcebispo.
 
O Retiro Popular de 2017 é proposto como um roteiro que acompanha a liturgia quaresmal. Cada domingo será vivido a partir da Liturgia da Igreja. Domingo é dia de ir à Missa, de preferência com sua família, participar com intensidade da vida da Paróquia ou da Comunidade. Para que se possa viver bem este momento, o livro oferece pontos de meditação a partir do Evangelho. 
 
Já nos dias de semana, o convite é que, com a luz da Palavra de Deus, nos textos que são propostos, cada pessoa reze com a Bíblia. Algumas propostas de meditação são oferecidas para acompanhar o aprofundamento do tema da afetividade. O Retiro é ainda excelente oportunidade para valorizar Atos de Piedade de grande importância na vida da Igreja, como a Adoração Eucarística, a Via-Sacra e a Oração do Rosário. Os frutos do Retiro podem ser compartilhados com a família e com pessoas amigas, numa fraterna comunhão a respeito da oração e dos passos dados na vivência quaresmal.
 
Após o lançamento em Belém, a obra ficará disponível nas livrarias católicas e também na Fundação Nazaré, localizada na Avenida Governador José Malcher, 915, bairro de Nazaré.
 
Sobre Dom Alberto Taveira

Dom Alberto Taveira Corrêa é Arcebispo Metropolitano de Belém, membro do Pontifício Conselho Cor Unum, consultor do Conselho dos Leigos, assistente Nacional da RCC, assistente internacional para as novas Comunidades e membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.
 
Como Arcebispo de Belém, preside anualmente o “Círio de Nazaré”, uma das maiores manifestações religiosas católicas ou a maior delas no mundo inteiro. Dom Alberto publica anualmente por ocasião da Quaresma, o “Retiro Popular” pela Editora Canção Nova, roteiro de propostas de Reflexão, Oração e Vida. Também pela editora, o Arcebispo já publicou outros livros como “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes.

 
Retiro Popular

A obra é uma reflexão elaborada por Dom Alberto especialmente para servir à comunidade como uma proposta de roteiro de reflexões a serem feitas no período da Quaresma, tempo de conversão, de se experimentar a graça que se obtém fruto do perdão de Deus dos pecados cometidos pelo homem. A ideia de escrever o livro surgiu no ano de 1992, quando Dom Alberto era Bispo Auxiliar de Brasília, objetivando fazer o retiro anual para auxiliar a Igreja. Desde 2006, uma editora no Estado de São Paulo passou a produzir a publicação.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também

Papa Francisco

Papa encontrou-se com crianças doentes

Com informações agência Ecclesia. O Papa encontrou-se hoje com um grupo de crianças doentes, assistidas pelo hospital pediátrico ‘Bambino Gesù’, propriedade da Santa Sé, incluindo

Leia mais »