Arcebispo Dom Alberto visita a Paróquia São Benedito

Foi um dia de muitas alegrias para as comunidades a visita de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, à Paróquia de São Benedito, no bairro do Barreiro, no dia 5 deste mês, um domingo. Recepcionado na igreja Matriz, o Arcebispo seguiu junto com o pároco, padre José Reinaldo Ferreira, seguiu às sete comunidades paroquiais e celebrou a Missa em duas delas.

Sua visita a essa Paróquia resultou do interesse do pastor  não somente de querer conhecé-la  melhor, como também às suas sete comunidades que, unidas, levam à frente o trabalho de evangelização da Arquidiocese de Belém ao rebanho daquela área. “Seria uma alegria poder visitar a cada um em suas casas, poder passar mais tempo e conversarmos”,  foi o que disse, em resumo, Dom Alberto no final da breve estada com os fiéis.
O Arcebispo iniciou a visita pela igreja Matriz de São Benedito onde foi acolhido pelo anfitrião, o pároco José Reinaldo Ferreira. Após a acolhida, reuniu-se com as forças vivas da igreja para saber um pouco mais dos detalhes do trabalho realizado na paróquia. Da Matriz, Dom Alberto passou a visitar as comunidades.

Acompanhado pelo padre José Reinaldo, pelo diácono Gleidstone Nascimento e por um seminarista, Dom Alberto chegou à Comunidade São José Operário, seguindo para a Comunidade Santo Antonio de Lisboa, na Rua Caju, dirigindo-se depois para a Comunidade do Santíssimo Redentor. Dom Alberto chegou a todas elas no momento em que as diversas atividades pastorais estavam acontecendo e assim pôde conhecer um pouco da realidade de cada uma.

A Comunidade de São Francisco de Assis foi a quinta a recebé-lo. Após conversar brevemente com os grupos que ali se encontravam, Dom Alberto foi à Comunidade Santo Antônio de Pádua onde também conversou com os grupos que ali atuam.

Já no final da tarde, Dom Alberto foi acolhido na Comunidade Nossa Senhora do Rosário. Após conversar com os grupos lá atuantes, às 18h Dom Alberto presidiu a Santa Missa.

Sua visita à Paróquia de São Benedito foi concluída à noite na Comunidade Santa Maria de Belém, onde, após conhecer a igreja e seus grupos,  celebrou a Santa Missa às 19h30.

Presença da Arquidiocese de Belém no bairro

A Paróquia de São Benedito foi fundada em 1970 e durante 45 anos foi uma das comunidades da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob o cuidado dos padres redentoristas e administração do Diácono Marcos Souza. Dom Alberto a inaugurou como paróquia no dia 20 de fevereiro de 2016. Disse ele, naquela ocasião, que, ao instalá-la no bairro do Barreiro, ampliava a presença da Igreja particular da Amazônia no local: “A Arquidiocese de Belém amplia sua presença, sua atuação para que possamos evangelizar em todos os recantos da nossa arquidiocese. Lugar nenhum deve ficar sem o anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Essa visita ao Barreiro, passado mais de um ano do início das atividades da Paróquia de São Benedito, foi uma prova de sua gratidão pelo relevante trabalho de evangelização que padre José Reinaldo vem realizando ali, com auxílio dos diáconos Gleidstone Nascimento e Luiz Carlos.

Durante a visita às comunidades o Arcebispo teve a oportunidade de conversar com os membros dos grupos que ali se encontravam em atividade, tais como Catequese, grupos de estudo, formação de pastorais, momentos de oração e adoração.  Encerrando a visita, celebrou duas Missas: uma na Comunidade de Nossa Senhora do Rosário e outra na de Santa Maria de Belém.

Em sua homilia, assim se expressou Dom Alberto sobre a alegria que estava sentindo por ali se encontrar:  “Muito me alegrou poder passar por cada uma dessas comunidades e conhecer um pouco mais das histórias de nossa paróquia do Barreiro. Nesta tarde tive a oportunidade de conhecer crianças, jovens e adultos em diversas atividades de nossas comunidades. Embora em meio às dificuldades e desafios de nosso meio, muito me alegra ver a vida desta nossa igreja em ação”.

Um marco da Igreja no Barreiro

A Paróquia de São Benedito foi a primeira criada pela Arquidiocese na capital em honra desse santo. Para administrá-la, Dom Alberto designou como pároco o padre José Reinaldo, que antes atuou por muitos anos  na Paróquia de São Francisco das Ilhas, em Cotijuba, onde desempenhou significativo trabalho evangelizador.

Vinculada à Região Episcopal Santa Cruz, a paróquia de São Benedito nasceu como comunidade,  fundada na década de 70, com a ajuda do diácono Marcos de Souza. As reuniões iniciais eram nas casas dos moradores. Ela progrediu graças ao elogiavel trabalho  dos missionários redentoristas da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sua primeira atividade foi, como não poderia deixar de ter sido, a catequese.   Atualmente a Paróquia conta com grupos de oração, como a Legião de Maria e o Apostolado da Oração, Pastoral da Criança, realiza batizados, semanalmente a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e enfatiza a formação religiosa de quantos a compõem.