Arqudiocese de Belém homenageia São josé

A Igreja celebra terça-feira, 19, a Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja e padroeiro das famílias. Na Arquidiocese de Belém as homenagens serão nas paróquias dedicadas ao Santo nos bairros de Canudos, Umarizal, Icuí-Guajará, Águas Lindas e Outeiro.
Aberta dia 10 sob o tema “São José, sua vocação desperta a nossa também”, a Paróquia São José, na rua Diogo Moia, no Umarizal, está em festividade até o dia 19 com novena, Missas diárias e noites culturais sob a direção espiritual do padre Vandilson Lima, na sua primeira festividade nesta paróquia.

Cada dia da festividade vem sendo vivenciada por um tema ligado ao tema central da festividade. Na abertura, dia 10, a reflexão foi sobre “São José, exemplo de vocacionado”, e assim por diante.

A programação inicia pela novena às 18h30, seguida da Santa Missa, sempre às 19h. Diariamente, a programação inclui um momento para bênção sobre as intenções dos fiéis. Na abertura da festa foram as pastorais que a receberam, já no dia 11 ocorreu a bênção das imagens na noite dos devotos.

A noite das crianças e dos jovens animou o terceiro dia da festa sob o tema “São José e a vocação paternal” com bênção especial para estes fiéis.

O tema “São José, vocação à santidade no matrimônio” celebrou dia 13 a Noite da Família e a bênção das chaves dos lares, envolvendo as Mães que Oram pelos Filhos e a Pastoral Familiar. A Pastoral das Gestantes e os Amigos da Canção Nova animaram a programação dessa noite acompanhados por Sílvio Louvor. Aliás, os noitários no arraial contam a participação de talentos locais e da comunidade paroquial.

Quinta-feira, 14, a festividade dedicou atenção aos trabalhadores com o tema São José, modelo de trabalhador. A Noite do Trabalhador reservou momento para a bênção das carteiras de trabalho também.

“São José, auxílio no despertar vocacional dos leigos” é o tema da festa no dia 15, a Noite dos Benfeitores e Dizimistas, com momento reservado à bênção dos benfeitores e dizimistas, e o festejo conta com a organização da Pastoral do Dízimo e do Apostolado da Oração, enquanto o arraial fica com o apoio do Cantinho da Misericórdia e da Pastoral da Comunicação (Pascom).

À noite, a festividade segue inspirada pelo tema “São José, espelho de vida religiosa e consagrada” na Noite dos Josés e Josefinas, incluindo a Bênção dos Josés e das Josefinas.
A Noite dos Lírios será domingo, 17, com a benção dos lírios. À luz do tema “São José, inspiração na vocação sacerdotal” a Missa será às 19h no noitário animado pelos MinistrosdaPalavrae pela Pascom. O arraial terá apoio dos Ministros da Eucaristia e da Pastoral Missionária.

A Noite dos Missionários será dia 18 contando com a bênção dos missionários. A comunidade irá refletir sobre “São José, modelo para os que abraçama santidade” e nesse contexto de vida missionária participam da Missa da Unidade às 19h.

Dia 19 é o dia de São José e para celebrar a data, haverá a Missa de São José às 7h; a Missa de São José e Bênção do Cordão de São José será às 11h. A Missa das 17h, será seguida de procissão pelas ruas do Umarizal.

Após a chegada da procissão, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, celebrará a missa de encerramento da festividade e em seguida terá a programação musical.

Fotos: Pascom paróquia São José

MAIS HOMENAGENS
Paróquia São José, Esposo de Maria (Distrito de Outeiro)
De 10 a 19, a festividade tem o tema “Glorioso São José: Homem de oração e testemunho de fé”. Na programação, o Terço às 18h30, Missa às 19h e atividade cultural.
Domingo, 17, a Missa será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém. No Dia de São José, 19, a Missa Solene será presidida pelo padre Davi Nascimento, pároco da Paróquia São José, Esposo de Maria. A igreja fica na rua Flamengo, s/nº, bairro Água Boa, Ilha de Caratateua.

Paróquia São José dos Verdejantes (Águas Lindas)
“Ide a José “ é o tema da festividade da Paróquia São José dos Verdejantes começou dia 10 e segue até dia 19 com novena e missa às 19h, diariamente, celebrada por padres convidados e programação cultural.

Haverá procissão no domingo, 17, saindo às 18h, da Comunidade São Vicente para a Matriz de São José. À chegada, ocorrerá novena e a Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Terça-feira, 19, Dia de São José, a Missa Solene será celebrada pelo pároco, padre Rafael de Sousa Soares.
Participe! A igreja fica no conjunto Verdejantes, travessa Terceira, s/nº)

Paróquia de São José Operário (Icuí)
Embora seu padroeiro seja festejado no dia 1° maio (Dia do Trabalhador), haverá, a partir do dia 17, o tríduo com celebrações diárias às 19h. Na terça-feira, 19, Dia de São José, haverá Missa Solene às 19h, presidida pelo pároco, padre Ailton Melo Teixeira, seguida do Festival de Pizzas, apresentação do cartaz e das candidatas às Princesas e Rainha da Festividade de São José Operário 2024, a realizar-se em maio. Prestigie! A paróquia fica na rua São Salvador, 50.

Compartilhe essa Notícia

Leia também