Arquidiocese chega a sua 95ª paróquia

Fotos: Luiz Estumano

Na quinta-feira, dia 16 de julho, Festa de Nossa Senhora do Carmo, durante celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, seu Auxiliar, e padres da Região Episcopal Santa Cruz, foi instalada a nova paróquia da arquidiocese, a 95ª: Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia. Na oportunidade também ocorreu a posse do pároco, padre Gabriel Aparecido Paes, que já assistia a comunidade quando vigário paroquial.

Situada na passagem Santa Teresinha, Nº 27, no Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza, a nova paróquia esteve ligada durante muito tempo à Paróquia de Jesus Ressuscitado, na Marambaia, como sua capela. Junto da Matriz outras três comunidades compõem a nova paróquia, são elas: Rosa Mística, Sagrada Família, São Arcanjo Gabriel.

Com o intuito de preparar espiritualmente o povo daquela área realizou-se um tríduo de 14 a 16 de julho. O primeiro dia aconteceu com Bispo Auxiliar de Belém, e o segundo com padre Fábio Quintal, que já foi pároco na região. O terceiro e último dia de tríduo ocorreu com a celebração de instalação e posse.

Dom Alberto considerou a instalação da nova paróquia uma demonstração do trabalho ininterrupto da Igreja de Belém: “graças a Deus a igreja não parou, nós trabalhamos o tempo todo, trabalhamos as pe ssoas, celebrando missas pelos meios de comunicação, agora quando foi possível voltamos com as celebrações presenciais.”

Ele completou dizendo que bispos, conselhos episcopal e presbiteral seguem atentos à criação de novas áreas e paróquias. Segundo ele, a Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia é um desejo antigo e bonito da população do conjunto: “O nome é uma homenagem a santa mas também àquilo que o Papa Francisco fez na exortação apostólica chamando ‘Querida Amazônia’. Estamos muito felizes, padre Gabriel toma posse hoje como pároco, a paróquia Jesus Ressuscitado que preparou e levou adiante toda essa vida de igreja aqui neste conjunto e o povo, é claro, muito contente, muito agradecido a Deus.”

Celebração religiosa durante instalaçao da paróquia

Esforço conjunto

Natural de São Paulo, Padre Gabriel Aparecido Paes, tem 35 anos e formação pelo Seminário São Pio X em filosofia e teologia. No dia 06 do junho de 2018 foi ordenado sacerdote e desde então exercia a função de Vigário Paroquial na Paróquia Jesus Ressuscitado. Alegria também era presente no coração do novo e primeiro pároco de Santa Teresinha. Padre Gabriel recordou o esforço conjunto de todos em prol da elevação da paróquia:

“É algo que plantamos há muito tempo. A comunidade tem mais de 30 anos que vem nesse desejo, vem amadurecendo para isso, então estou a mais de um ano aqui e agora nos sentimos maduros para isso. Da minha parte estou muito feliz, agradecido a Deus e sinto-me muito preparado.”

Como vigário paroquial de Jesus Ressuscitado assistiu de perto a então capela de Santa Teresinha: “há um bom tempo que caminho com eles então já temos COPAE, CPP, pastorais, movimentos, então já teve toda uma preparação para esse momento. Nós havíamos muito mais coisas, porém a pandemia pegou todos de surpresa e limitou muito nossa realidade hoje, mas nós não podemos ter medo, não podemos parar e, mesmo assim, em meio à pandemia, hoje estamos aqui criando essa paróquia. É um sinal de que não podemos ter medo, que o amor não pode parar.”

Região Episcopal Santa Cruz

Criada em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, a Região Episcopal Santa Cruz foi desmembrada em 1999, para criação da Região São João Batista. A atualmente a região tem como Vigário Episcopal Cônego Ronaldo Menezes e conta com mais 26 padres divididos em 15 paróquias que atua nos bairros: Castanheira, Marambaia, Souza, Curió Utinga, Marco, Val-de-Cans, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Pedreira e Umarizal.

A chegada de mais uma paróquia impulsiona o trabalho pastoral na região episcopal. Para os fiéis e moradores, a elevação representou o coroamento de um esforço de todos. Márcio Gonçalves, liderança durante muito tempo quando a igreja era capela de Jesus Ressuscitado, alegrou pela concretização do sonho acalentado durante anos: “isso que me deixa muito feliz, saber que o sonho de todos que compõem essa área pastoral se torna realidade e com isso, trazer benefícios sociais, atendimento aos jovens, idosos com maior amplitude.”

Da mesma forma sentiu-se Rosângela Brito, que reside no conjunto há 28 anos: “é uma alegria imensa ver nossa capela crescendo e se tornando paróquia. Agora acho que se antes éramos intensos na vivência do trabalho em conjunto, daqui pra frente será muito mais.”