Arquidiocese dá início ao círio de Icoaraci

Foto: Divulgação
 
Arquidiocese de Belém, através da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, já está vivenciando o 68° Círio de Nossa Senhora das Graças, com o tema “Maria, causa de nossa alegria”, cujo círio ocorreu domingo, 22 de novembro, no distrito de Icoarac. A festividade em homenagem à padroeira da Vila Sorriso segue até o próximo dia 7 de dezembro.
 
Devido à pandemia, o Círio de Nossa Senhora das Graças realizou-se de maneira diferente este ano, em forma de carreata seguindo o percurso dos anos anteriores, conforme antecipado pelo pároco, padre Agostinho Cruz, no dia 23 de outubro passado. 
 
“É um Círio especial. Organizamos tudo como vistas a promover a oração em família, colocando no centro das intenções, as famílias". 
 
A programação busca preservar os fiéis perante a pandemia. Padre Agostinho pediu aos aos fiéis a compreensão e orações para que a festvidade seja vivenciada com esse objetivo. As homenagens à padroeira devem ser feitas pelos devotos a partir de suas casas, pois não há procissões. "Nos ajude ficando em casa, rezando. Quem puder, enfeita a sua casa, e durante a passagem da imagem de Nossa Senhora, faça a sua oração, seu pedido e seu agradecimento", enfatizou.
 
ABERTURA OFICIAL 
 
A festividade de Nossa Senhora das Graças foi aberta oficialmente dia 20 de novembro, às 18h, com Missa Solene presidida pelo pároco, padre Agostinho Filho de Sousa Cruz. A celebração encerrou as peregrinações nas casas das famílias e o retorno das imagens à Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
 
Após a Missa, a imagem de Nossa Senhora das Graças seguiu em carro aberto para Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de onde saiu a trasladação no sábado, dia 21.
 
TRASLADAÇÃO – Pe. Adalberto do Espírito Santo Brandão presidiu a Missa antes da Trasladação, às 18h30 de sábado, 21, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na rua 8 de Maio. Depois a Trasladação seguiu rumo à Igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro. Ali, à chegada, houve Santa Missa presidida pelo padre Tiago Barros, da Comunidade Sementes do Verbo.
 
CÍRIO – Domingo, 22 de novembro,  às 7h, houve a Missa de saída do Círio, presidida pelo padre Agostinho Cruz, na Orla do Cruzeiro. Depois a carreata percorreu as principais ruas de Icoaraci rumo à Paróquia de São João Batista e Nossa Senhoras das Graças, na praça Pio XII. 
 
À chegada, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Missa de encerramento do Círio às 11h. 
 
À noite, a Santa Missa da quinzena foi presidida pelo padre Tiago Barros, da Comunidade Semente do Verbo.
 
Histórico da devoção
 
A devoção a Nossa Senhora das Graças em Belém ganhou projeção a partir de 1949, quando um fato extraordinário aconteceu: um quadro com a imagem de Nossa Senhora verteu lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro. Este episódio chamou a atenção do povo de Belém, pois se repetiu várias vezes atraindo muitos fiéis que, em caravanas, chegavam de várias partes do interior do Estado. Segundo testemunhas, até milagres aconteceram.
 
Em Icoaraci, então chamada Vila do Pinheiro, com uma população estimada em dez mil habitantes, a comunidade católica apesar de ter como padroeiro São João Batista, reverenciava também dois outros santos: São Raimundo Nonato e São Benedito a tal ponto de lhes dedicar uma festividade com arraial em frente à matriz, procissões, etc., que durava 15 dias, do final do mês de agosto à primeira semana de setembro.
 
O ponto forte do arraial eram os leilões de objetos doados pela comunidade destinados a angariar fundos para o trabalho evangelizador e social da Paróquia. Havia também as barraquinhas de comidas e bebidas, jogos, brincadeiras como roda gigante, barquinhos puxados à corda, pescaria, mão na cumbuca e bandas de música para alegrar os devotos, o que atraia muita gente, sobretudo nos fins de semana.

 
O episódio do “choro da imagem"
 
Muitas romarias passaram a ser organizadas desde o Pinheiro para a residência de D. Zenóbia, lideradas por devotos como José Maria Cunha (Braga), Bento Castro, Orlando Cunha, José Sobral e outras pessoas que iam de trem até São Brás e de lá a pé, ao local do “milagre”. Ali presenciavam curas e fatos extraordinários operados, segundo os devotos, pela Santa.
 
A devoção a Nossa Senhora das Graças cresceu tanto que no local  construiu-se uma capela, até hoje ali existente.
 
A partir daí surgiu a ideia de trazer a devoção para a Vila. Dirigida pelos Missionários da Sagrada Família à epoca, o pároco era o Padre José Edmundo Endres e o Vigário Padre Jacob Schiller. Ouviram a comunidade e em 1952 uma grande procissão passaria a denominar-se Círio, tal qual o de Nossa Senhora de Nazaré.
 
O 1º Círio foi no 2º Domingo de novembro de 1952, quando foi construída na lateral direita da Matriz uma capela especial com um nicho para colocar a imagem de Nossa Senhora das Graças. A procissão foi acompanhada por um grupo expressivo de pessoas.
 
A primeira berlinda da Santa foi doada pela direção da Santa Casa de Misericórdia do Pará: dois carros, um para colocar sobre ele o nicho-berlinda e o outro, o Carro dos Anjos.
 
Ao assumir a Paróquia em 1977 o Padre Jaime Sidônio procurou dar-lhe um cunho mais pastoral e evangelizador, iniciou os terços da alvorada (às 05h30), preparação mais intensa do Círio. Todos os anos, desde 1977, reflete-se sobre um tema nas celebrações.
 
Em 1995, a imagem da Santa que saía da Capela do Colégio de Lourdes no dia da Trasladação para a capela de São Sebastião, passa ser levada na antevéspera do Círio para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Agulha, em carreata. De lá, após Missa, sai a Trasladação para a Capela de São Sebastião, no Cruzeiro.
 
Em 2002, houve o 50º Círio. A denominação da paróquia, por força da grande devoção a Nossa Senhora passa a ser Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, por concessão de Dom Vicente Zico, Arcebispo à época.
 
Em 2003 iniciou a peregrinação da imagem a escolas, empresas e instituições de Icoaraci.
 
 

 
Círio de Icoaraci, tradicional festa de Nossa Senhora das Graças, anima de comunidade no distrito
 

MISSA DO QUINZENÁRIO DO CÍRIO

A festividade de Nossa Senhora das Graças vai até o dia 7 de dezembro. A programação envolve Missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Novena e outros momentos de espiritualidade. As Missas da quinzena serão com padres convidados. Anote aqui, e acompanhe!
 
DIA 27 – Sexta-feira 
 
Dia De Nossa Senhora das Graças – Bênção das medalhas
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa 
Presidente: Padre Agostinho Cruz
 
DIA 28 – Sábado
 
15h30 – Santo Terço Meditado pelas crianças
16h30 – XV Caminhada da Juventude (Carreata) – saída da igreja matriz
17h – Missa com as Crianças
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa – Presidente: Padre Gelcimar
 
DIA 29 – Domingo
 
7h – Missa paroquial 
Presidente: Padre Agostinho Cruz
9h – Missa Especial do Círio das Crianças – Padre Rangel Anderson
18h – Missa – Presidente: Padre Joaquim
 
DIA 30 – Segunda-feira
 
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa 
Presidente: Padre Adalberto Brandão
 
DEZEMBRO
DIA 01 – Terça-feira
17h30 – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa – Presidente: Padre Paulo João
 
DIA 02 – Quarta -feira
 
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa 
Presidente: Mons. Raimundo Possidônio
 
DIA 03 – Quinta-feira 
 
Missa do Quinzenário do Círio
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa 
Presidente: Cônego José Gonçalo Vieira
 
DIA 04 – Sexta-feira
 
6h30 – Missa do Apostolado da Oração 
Presidente: Padre Agostinho Cruz
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa 
Presidente: Cônego Silvio Trindade
 
DIA 05 – Sábado
 
6h30 – Missa da Congregação Mariana –
Presidente: Padre Agostinho Cruz
17h – Missa com as Crianças – Padre Agostinho Cruz
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa
Presidente: Padre Marco Antônio
DIA 06 – Domingo
 
7h – Missa 
Presidente: – Presidente: Padre Agostinho Cruz
8h – III Ciclo Romaria de Nossa Senhora das Graças
18h – Missa 
Presidente: Padre Maurício Henrique.
 
DIA 07 – Segunda-feira 
Recírio
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa
Presidente: Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano
Após a Missa 

 

Recírio até o Colégio Nossa Senhor de Lourdes
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também