Arquidiocese de Belém abre a Semana Santa

Missa e procissão celebram a abertura da programação especial para os fiéis

A Arquidiocese de Belém abre domingo, 24, a programação da Semana Santa, que prossegue até dai 31, domingo de Páscoa. Acompanhe tudo pela Rede Nazaré de Comunicação – Rede Nazaré de Televisão, Rádio Nazaré FM, Portal Nazaré (www.fundacaonazare.com.br) e redes sociais @redenazare

Mutirão de confissões
Em preparação à Páscoa, a Arquidiocese de Belém segue com o mutirão de confissões até quarta-feira, 27. Com o objetivo de atender mais fiéis as paróquias se organizam-se por datas, e com plantão especial, incluem mais sacerdotes para auxiliar no atendimento. O Sacramento da Penitência é uma das recomendações da Quaresma e para ser bem vivida, precisa ser colocada em prática diariamente, com o arrependimento dos pecados cometidos, combatendo o orgulho, a soberba, e os demais pecados capitais.

Um dos sete sacramentos da Igreja Católica, a Penitência concede ao fiel o perdão de seus pecados e o convida a uma conversão interior e busca por mudança através de mortificações e humildade diante de seus pecados. Não se refere a algo físico como a dor e o sofrimento, mas a uma virtude que permite olhar para dentro de si e reconhecer a fraqueza, falha e fragilidade e, assim, corrigi-las para uma fecunda vida cristã.

Participação dos Bispos Auxiliares
Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém participam da programação.

No Domingo de Ramos, Dom Antônio de Assis Ribeiro presidirá Missa às 7h30 na Área Missionária São João Bosco, no bairro da Sacramenta, e às 18h30, na Comunidade Santo Expedito, no Acampamento. Dom Paulo Andreolli presidirá Missa às 8h, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Ilha do Maracujá.

Quinta-feira Santa, 28, Dom Antônio presidirá a Missa das 19h, novamente na Comunidade Santo Expedito, no Acampamento. Na Sexta-feira Santa, 29, Dom Antônio estará às 15h, novamente acompanhando a Comunidade Santo Expedito, no Acampamento. Dom Paulo estará na Capela do Colégio Santo Antônio como o pregador do Sermão das Sete Palavras.

O Sábado Santo, 29, conta com Dom Antônio às 19h, na Comunidade Santo Expedito, no Acampamento, e Dom Paulo presidirá Missa às 19h, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro do Marco.

Domingo de Páscoa, 31, os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém também conduzem celebrações. Dom Antônio presidirá a Missa das 18h na Área Missionária São João Bosco, no Bairro da Sacramenta, e Dom Paulo Andreolli, presidirá a Missa das 8h na Comunidade Imaculada Conceição, na Ilha do Maracujá, e às 19h, na Paróquia Santa Edwiges.

Domingo de Ramos
A programação da Igreja de Belém terá início no dia 24 de março. Às 8h30, haverá a Santa Missa de Ramos, na Catedral Metropolitana de Belém, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, a Procissão de Ramos. Esta programação é vivida em todas as 104 paróquias da Arquidiocese.

Procissão da Fuga do Senhor
Já na quarta-feira, 27, haverá a Procissão da Fuga do Senhor. A imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz) sairá da Catedral de Belém para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Santa Missa das 18h, que será presidida pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Sé Catedral.

Quinta-feira Santa
A preparação do povo de Deus para a Páscoa chega ao Tríduo Pascal, iniciando na Quinta-feira Santa, dia 28, às 7h, com a Oração das Laudes, feita pelos cônegos do Cabido de Belém na Catedral Metropolitana.

Em seguida, haverá a Missa do Crisma (Santos Óleos), momento da renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos Santos.

A celebração será às 8h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelos seus Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli, com a participação de todo o clero arquidiocesano.

Ainda na Quinta-feira Santa haverá a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés, em todas as paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral, às 18h, o Arcebispo Dom Alberto preside a celebração, seguida do traslado do Santíssimo para a capela da Reposição (na própria Catedral) para adoração até a meia noite.

Paixão e Morte do Senhor
A maior prova de Amor demonstrada por Deus pela humanidade é a razão de fé que anima os eventos da Semana Maior na Arquidiocese de Belém, com destaque para a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa, 29.

A celebração memorial da Paixão começa às 17h, na Catedral, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Depois haverá o Sermão do Descendimento da Cruz , neste ano proferido pelo diác. Onildo Botelho, da Paróquia Jesus Ressuscitado. Após o sermão, a Procissão do Senhor Morto, acompanhado da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São João.

Nas paróquias, a mesma ação religiosa será conduzida pelos padres e vigários de acordo com programação própria das comunidades.

Procissão do Encontro
Às 7h, a imagem do Senhor dos Passos sai da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré. Às 8h, outra procissão sai da Igreja de São João Batista, no bairro da Cidade Velha, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores. Ambas as procissões seguem, e por volta das 10h, possibilitam o encontro das duas imagens em frente à Reitoria de Nossa Senhora das Mercês, localizada na rua Gaspar Viana s/n, no bairro do Comércio, por volta das 10h.

Sermão do Encontro
Nesse momento – o encontro das imagens – diante dos fiéis, o padre Carlos José de Almeida Sousa, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Tenoné, pregará o Sermão do Encontro, meditando sobre o que Jesus vivenciou nos ritos da Paixão.

As Sete Palavras
Já se passam 145 anos que a tradição do Sermão das Sete Palavras renova-se na Semana Santa. A Arquidiocese de Belém realiza todos os anos, na Capela Santo Antônio, o Sermão. Neste ano, o pregador será Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

O Sermão é composto pela meditação das Sete Últimas Palavras proferidas por Jesus Cristo, quando estava suspenso no madeiro da Cruz, ditas as “Três Horas da Agonia”.

A Capela Santo Antônio está localizada praça Dom Macedo Costa, próximo à avenida Assis de Vasconcelos.

Descendimento da Cruz
É um dos fortes momentos de evangelização na Sexta-feira Santa, após a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. Após o Sermão, haverá a procissão do Senhor Morto, acompanhado da Imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão segue até a Igreja de São João (São Joãozinho).

A noite das noites
É grande a expectativa do povo de Deus pela graça da Salvação. Por isso, o Sábado Santo, dia 30, a Vigília Pascal, ocasião em que todas as paróquias contam com programação própria. Na Catedral de Belém, a celebração será às 20h, presidida pelo Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a vigília, haverá procissão com a imagem de Jesus Ressuscitado pelo entorno da praça Frei Caetano Brandão.

Fotos: Luiz Estumano / Arquivo Rede Nazaré / Catedral Metropolitana

Compartilhe essa Notícia

Leia também