Arquidiocese de Belém firma convênio com Padres Redentoristas

Foto: Lorena Saraiva

Na última sexta-feira, 2, no auditório da Cúria Metropolitana, aconteceu a assinatura do convênio entre a Arquidiocese de Belém e a Congregação do Santíssimo Redentor, CSsR, os padres redentoristas, para que a congregação assuma a futura instalação da Área Missionária da Santíssima Trindade, em Ananindeua.

Estiveram presentes na assinatura do documento Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém e encarregado por Dom Alberto Taveira para coordenar este caso, Dom Irineu Roman, também bispo auxiliar, o Superior Provincial da Congregação, Padre Vitor Edézio Tittoni Borges e os padres Benjamin Menegolla e Antonio Zanini, também redentoristas.

Os trâmites para que os padres redentoristas assumissem a futura área missionária, que será desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no Anita Gerosa, iniciaram-se no ano passado. O terreno situa-se atrás da área paroquial e estende-se até a comunidade quilombola do Abacatal. Com essa serão cinco áreas missionárias na Arquidiocese de Belém: São Paulo Apóstolo, São Clemente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã e São Francisco do Murinim.

A nova área terá como sede a da Comunidade da Santíssima Trindade, que está em construção, situada no bairro de Águas Brancas e faz limites com as paróquias de São Marcos e do Sagrado Coração Eucarístico e o Rio Guamá. Com quatro capelas, a nova área tem cinco comunidades sem capelas e uma população de 25 mil pessoas. De acordo com Dom Antônio, a nova área ainda passará pelo conselho presbiteral para aprovação.

Os padres redentoristas manterão uma equipe com dois sacerdotes, Benjamin Menegolla e Antonio Zanini. Futuramente chegará mais um. De acordo com Padre Edézio, a missão está de acordo com a proposta da congregação que, no passado, esteve envolvida na formação das comunidades que hoje são as paróquias de São Vicente de Paulo, no Conjunto Paar, e Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci.

“A nossa missão está ligada à assistência das regiões mais necessitadas. Iremos manter um intenso trabalho de evangelização e organização na área em Águas Brancas”. Esta será a terceira área missionária em que os padres redentoristas atuarão, sendo as outras a de São Clemente e a de Canaã.