No próximo dia 6, a Paróquia do Santíssimo Sacramento, situada em Marituba, e ligada a Região Episcopal Menino Deus, será erigida canonicamente durante celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e que acontecerá na Capela de São Francisco de Assis, sede paroquial. Na ocasião também será apresentado o Padre Evandro do Carmo, do Movimento Providentino, como pároco e quem irá pastorear a nova paróquia.
A nova paróquia de Santíssimo Sacramento tem esse nome por intenção do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém em agosto do ano passado. Com área pastoral desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a nova paróquia tem sua sede na capela da Comunidade São Francisco de Assis, que continua como comunidade.
A Paróquia de Santíssimo Sacramento não terá uma Matriz, e será composta por outras cinco comunidades: Santa Luzia, Mãe da Divina Providência, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e São João Calábria. A área da nova paróquia irá abranger cinco bairros de Marituba, sendo eles São Francisco, Nova União, Novo Horizonte I e II e Bela Vista.
A sede paroquial, Comunidade São Francisco de Assis, tem sua origem com o trabalho desenvolvi pelo Pontifício Instituto para as Missões Exteriores, o PIME, na década de 80. Posteriormente, a administração foi seguida pela Congregação Pobres Servos da Divina Providência.
A congregação estabeleceu-se em Marituba em 1991, desenvolvendo um trabalho social na colônia de hansenianos e, depois do desenvolvimento do município, fundou as outras comunidades e a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré que ainda é administrada pela congregação.
A capela tem 30 anos e a sua construção atual tem 10 anos. O coordenador de São Francisco de Assis, Eliecer da Silva Reis, conta que a comunidade vive um momento de grande expectativa: “Estamos muito felizes com esta nova fase que nos espera. Com o título de paróquia novos projetos chegam e oportunidades se abrem”.
Já em contato com o novo pároco, Eliecer acredita que a Paróquia do Santíssimo Sacramento terá um cerne voltado para a evangelização missionária. “Na região que estamos situados existe uma necessidade por uma Igreja em saída e o Padre Evandro mostrou-se favorável a esta proposta. Com o Padre Jaime Bernardi, pároco de Nossa Senhora de Nazaré, já iniciamos a Escola da Bíblia e agora com o Padre Evandro vamos dar seguimento, ele abraçou a causa e disse que este será o foco inicial”.
Para o Padre Jaime Bernardi, pároco da Matriz Nossa Senhora de Nazaré e responsável pela transição e organização dos documentos da nova paróquia, afirma que tem sido um processo natural e bem aceito pelas comunidades para formação da Paróquia Santíssimo Sacramento:
“Da mesma forma que aconteceu com a Paróquia Menino Deus, vemos o surgimento de outras paróquias a partir da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. As comunidades receberam bem a notícia e estão bem preparadas com pastorais e sacramentos, creio que não haverá nenhum empecilho”, disse.
|
Arquidiocese de Belém instala nova paróquia em Marituba
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Homilia Dominical – Mc 10,17-30
8 de outubro de 2024
Sínodo: “a sinodalidade é o modus vivendi de uma Igreja em missão”
8 de outubro de 2024
Preparativos para a grande festa da fé do Círio Missionário em Marabá
8 de outubro de 2024