Arquidiocese de Belém participa do Ano Mariano a partir de março

 
Em 2017 a Igreja do Brasil vivencia os 300 anos de achado da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove desde 12 de outubro de 2016 o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé para a vivência do grandioso tricentenário. Neste mês de março, inicia a participação da Arquidiocese de Belém no jubileu com uma vasta programação.
 
Neste Ano Mariano promovido pelo Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida a programação inclui o envio de réplicas da imagem de Nossa Senhora Aparecida para as dioceses e prelazias de todo o Brasil. Iniciadas em 2014, as visitas são uma forma de retribuir as que os romeiros realizam ao Santuário Nacional, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.
 
Visita da imagem
 
No Pará, as dioceses de Óbidos, Cametá, Abaetetuba e Itaituba já receberam a imagem de Nossa Senhora. A Arquidiocese de Belém será a quinta a receber a imagem que terá seu envio no dia 17 de março, após celebração eucarística no Santuário Nacional, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Ainda no dia 17, a imagem chega a Belém por volta das 23h, no Aeroporto Internacional de Belém, de lá segue para o Seminário São Pio X, onde irá permanecer em uma vigília de oração. 
 
No dia 18, a programação será movimentada com carreata iniciando no seminário às 7h, até a Catedral de Belém, com chegada prevista para às 9h com Santa Missa para o começo da peregrinação da imagem nas sete regiões episcopais. Para a logística no trajeto, a organização da carreta conta com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré que possui grande experiência com o Círio.
 
De 20 a 25 de março, a imagem visitará cada uma das sete regiões episcopais, permanecendo em paróquia que possua devoção mariana em sua denominação. Estes momentos envolverão acolhimento da imagem, oração e Santa Missa e serão acompanhados pelo Arcebispo e seu Auxiliar.
 
Após as peregrinações, a imagem segue no dia 26 para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Pedreira. E, durante o ano todo, as paróquias da arquidiocese farão as chamadas semanas marianas e a imagem percorrerá cada uma das 86 paróquias em sinal de devoção mariana. Ainda para o mês de setembro está previsto o Simpósio Mariológico Arquidiocesano que terá a participação do clero, diáconos, seminaristas e de leigos e leigas. 
 
Para Dom Alberto Taveira, a participação da Arquidiocese de Belém no Ano Mariano reforça a grande devoção mariana, marca do povo paraense. “A experiência de fé cristã do paraense tem essa conotação mariana de grande importância e significado. As várias devoções, o título de Nossa Senhora Aparecida ou de Nossa Senhora de Nazaré ou qualquer outro título mariano, tudo isso sempre reforça a experiência da devoção a Nossa Senhora e o carinho que temos para com ela porque é a primeira na escuta e na vivência da Palavra de Deus. Portanto, nós queremos durante este ano, que é o Ano Mariano Nacional, reforçar a participação do nosso povo nas várias devoções e práticas em torno de Nossa Senhora”.
 
 
Diretrizes da Arquidiocese de Belém para viver o Ano Mariano

l Em todas as Missas: canto mariano no encerramento;
l Valorizar as grandes celebrações marianas: Os Círios, Festa de Nossa Senhora de Fátima e outras festas paroquiais.
l Organizar algumas atividades de formação a respeito da Marialogia e da Devoção a Nossa Senhora.
lUm Simpósio Mariológico Arquidiocesano, nos dias 19, 20 e 21 de setembro:
– Manhã: para o Clero, Diáconos, seminaristas e religiosos/as – c      
– Noite: para os leigos e leigas
17 de março – Sexta-Feira – 9h 
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidirá Missa no Santuário de Aparecida, SP. Nesse dia, à noite, ele retornará a Belém. A imagem Peregrina seguirá para o Seminário Arquidiocesano para vigília mariana.

 
 
18 de março
Sábado – 9h
Região Episcopal Sant’Ana – Catedral Metropolitana de Belém. Missa de início da peregrinação pelas Regiões Episcopais, com presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa e transmissão ao vivo.
 
20 de março
Segunda-feira – horário a definir
Região Episcopal Santa Maria Gorettti – Missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
 
21 de março
Terça-feira – horário a definir
Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus – Missa na Igreja Nossa Senhora do Bom Remédio.
 
22 de março
Quarta-feira – horário a definir 
Região Episcopal São João Batista – Missa na Igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
 
23 de março
Quinta-feira – horário a definir 
Região Episcopal Santa Cruz – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 
24 de março 
Sexta-feira – horário a definir
Região Episcopal São Vicente – Missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Cidade Nova).
 
25 de março
Sábado – horário a definir 
Região Episcopal Menino Deus – Missa na Igreja Nossa Senhora do Ó.
 
26 de março
Domingo – 18h 
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também