Arquidiocese de Belém realiza festividade de Santo Antônio

O mês de junho na Arquidiocese de Belém iniciou com as homenagens aos Santos Juninos: Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29), com arraiais juninos nas paróquias e programação especial nas igrejas dedicadas aos respectivos santos.

Abrindo os festejos com Santo Antônio, padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas, é por isso conhecido como “santo casamenteiro”. Nasceu em Lisboa (Portugal), em 1191 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja. Era conhecido por sua ótima retórica, o que o tornou um exímio pregador contra os hereges de sua época. Foi canonizado em apenas 11 meses depois de sua morte, a canonização mais rápida da história, devido sua fama de santidade já ser grande quando ainda em vida.

Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa a festividade começou dia 1° e segue até 13 de junho, com o tema “Construir a civilização do amor e da solidariedade”. A festividade conta com missas diárias às 6h30, 12h, 17h e 19h, todas com a oração da trezena, e à noite há programação cultural e apresentações artísticas de sexta a domingo. A igreja fica na rua dos Tamoios,1875, Batista Campos.

Quinta-feira, 13, dia de Santo Antônio, haverá missa às 6h30, 12h, 17h e 19h. Após a missa das 17h sairá a procissão com a imagem de Santo Antônio, partindo da Capela (rua dos Tamoios para Igreja matriz, na rua Fernando Guilhon). Percurso: rua dos Tamoios, avenida Serzedelo Corrêa, ruas dos Timbiras, travessa dos Apinajés e rua Fernando Guilhon.

Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Ananindeua, a festividade começou também no dia 1º e segue até o dia 13 com o tema “Com Santo Antônio de Pádua, na palavra e na oração, somos todos irmãos”. A programação conta com trezena às 18h30, seguida de Santa Missa. A paróquia está situada na praça Santo Antônio, 2212, Coqueiro.

No dia 9, haverá procissão com saída da área de missão Sagrado Coração de Jesus (conjunto Val Paraíso) às 17h, em direção à Matriz onde haverá Missa na chegada, pelas 18h. Na segunda-feira, 13, de Santo Antônio, haverá missa às 6h30 e às 19h. Durante a festividade terá o arraial com venda de comidas típicas e programação cultural.

Na Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba a festividade ocorre de 1ª a 16 de junho, com o tema “Com Santo Antônio em oração vivendo a amizade com Cristo”.
A programação conta com trezena e Santa Missa todos os dias às 19h. No próximo domingo, 9, será a procissão saindo da Comunidade Divina Misericórdia, às 7h, em direção à Matriz onde haverá Santa Missa na chegada com o pároco, padre Sebastião Antero. A partir do meio dia, ocorre ainda o tradicional Bingão da Comunidade com mais de 8 prêmios.
No dia 13, dia do santo, haverá Missas às 05h30, 12h e 19h. Participe! A igreja fica na passagem Bom Jesus, 140, Guamá.

Já na Capela do Colégio Santo Antônio – Centro de Evangelização (Praça Dom Macedo Costa – Campina) a festividade iniciou dia 1º, seguiu pelo dia 2 e agora ocorre, novamente, nos dias 8 (Missa às 18h) e 9 (Missa às 9h30), 12 (Missa às 19h) e 13 de junho. No dia 13, a programação conta com missa às 12h e 19h, ambas seguidas de quermesse.

Na Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos) a festividade começou no último dia 31 e segue até o dia 13 de junho, com o tema “Seguindo o exemplo de Santo Antônio e cultivando a amizade social”. A programação diária segue, respectivamente, de segunda a sexta com Trezena e Santa Missa às 7h, 11h15 e 18h. Aos sábados nos horários de 7h, 11h15 e 19h, e aos domingos nos horários de 7h, 11h15 e 17h30, com uma Missa também às 9h30.
Já no dia do santo, 13, a programação conta com missa às 7h, 12h e às 18h30, seguida de procissão. A festividade terá arraial com venda de comidas típicas e programação cultural todos os dias. Prestigie! A igreja está situada na travessa Castelo Branco,1541, São Brás.

Compartilhe essa Notícia

Leia também