Arquidiocese de Belém recebe a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida

A Arquidiocese de Belém recebe uma das Imagens Jubilares de Nossa Senhora Aparecida na próxima sexta-feira, dia 17, em celebração presidida por, Dom Alberto Taveira Corrêa, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), às 9h. Em 2017 a Igreja do Brasil vivencia os 300 anos de achado da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul no ano de 1717 e, em comemoração à data, seu Santuário Nacional promove, desde 12 de outubro de 2016, o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé para a vivência do grandioso tricentenário.

Em Belém, uma programação especial foi elaborada para marcar a acolhida da imagem destinada a permanecer na Arquidiocese. No dia 18, às 7h, terá início a peregrinação da Visita Jubilar com uma carreata partindo do Seminário Arquidiocesano São Pio X, situado na BR 316, Km 6, em Águas Lindas, Ananindeua. Anterior à carreata, na  véspera, dia 17, a partir das 23h, horário previsto para a chegada da imagem a esta capital, haverá vigília mariana no seminário.

A carreata conta com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré e percorrerá as principais ruas da capital até à Catedral Metropolitana, local da primeira parada da Visita Jubilar, onde acontecerá a Santa Missa às 9h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Após sair do Seminário São Pio X, a carreata deverá percorrer a avenida Almirante Barroso, Travessa Antônio Baena, Rua Antônio Barreto, seguindo pelas avenidas Doca de Souza Franco e Boulevard Castilho França, passando pelo Ver-o-Peso e finalizando na Catedral.

A imagem permanece na Sé até às 19h, quando haverá nova carreata, rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome, que, por sua vez,  inicia, dia 20, as peregrinações. Até o dia 26 deste mês, a imagem visitará cada uma das sete regiões episcopais e, permanecendo nas que tenham Maria como sua padroeira. Em cada uma delas, seguindo-se à solene acolhida da imagem, haverá momentos de oração e celebração eucarística, presidida por Dom Alberto e concelebrada por Dom Irineu.

O encerramento será na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, no dia 26, às 18h, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Para Dom Alberto Taveira, a participação da Arquidiocese de Belém no Ano Mariano reforça a grande devoção mariana, marca do povo paraense: “A experiência de fé cristã do paraense tem essa conotação mariana de grande importância e significado. As várias devoções, o título de Nossa Senhora Aparecida ou de Nossa Senhora de Nazaré ou qualquer outro título mariano, tudo isso sempre reforça a experiência da devoção a Nossa Senhora e o carinho que temos para com ela porque é a primeira na escuta e na vivência da Palavra de Deus. Portanto, durante este ano, que é o Ano Mariano Nacional, a Igreja de Belém espera poder contar com a  participação maciça do povo  católico em todos os momentos dessa providêncial visita".

PROGRAMAÇÃO

17 de Março | Sexta-Feira
9h – Entrega da imagem peregrina a Dom Alberto, em Missa presidida por ele no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP).

18 de Março | Sábado
7h – Carreata, com a imagem peregrina, do Seminário São Pio X para a Catedral Metropolitana de Belém.
Percurso: BR16, Almirante Barroso, Antônio Baena, Antônio Barreto, Doca de Souza Franco, Boulevard Castilhos França, Ver-o-Peso e Catedral.
09h – Início da peregrinação pelas Regiões Episcopais, após a Missa na Catedral de Belém, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e transmissão ao vivo.
19h – Carreta da Catedral para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

20 de Março – Segunda-Feira
– Região Episcopal Santa Maria Gorettti
18h30 – Missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

21 de Março – Terça-Feira – Região Episcopal
Coração Eucarístico de Jesus
19h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Bom Remédio.
 22 de Março – Quarta-Feira – Região Episcopal São João Batista
19h – Missa na Igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
 23 de Março – Quinta-Feira – Região Episcopal Santa Cruz
19h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 24 de Março – Sexta-Feira – Região Episcopal São Vicente
19h – Missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Cidade Nova).

25 de Março – Sábado – Horário a definir:
Região Episcopal Menino Deus
18h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Ó, Mosqueiro.

26 de Março – Domingo – Missa de Encerramento
18h – Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida.