Arquidiocese acolhe delegação do Vaticano para a COP30

Cardeal Pietro Parolin chegou nesta quinta, 6. Representa o Papa Leão XIV.

A Arquidiocese de Belém está acompanhando representações da Igreja Católica que já se encontram na capital do Estado do Pará desde o dia 4 de novembro para participar da 30ª Conferência das Partes (COP 30), dentre elas, a delegação que representa a Santa Sé no evento mundial sobre o clima. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, precedeu as delegações internacionais, chegando na manhã de 4 de novembro.

À madrugada desta quinta-feira, 6, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, chefiou a comitiva oficial da Arquidiocese de Belém que recepcionou o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé e Chefe da Delegação do Vaticano, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. Parolin participará COP30 como autoridade máxima da Igreja, representando o Santo Padre, o Papa Leão XIV.

O Cardeal Pietro foi recebido pela comitiva arquidiocesana de Belém, tendo à frente o Arcebispo Dom Julio e seu Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, acompanhados do Núncio Apostólico Dom Giambattista e de Mons. Gabriele Pesce, Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil.

Convidado a participar da COP30, o Papa Leão XIV justificou que não poderá comparecer pessoalmente ao evento em razão das celebrações pelo Jubileu 2025. O Pontífice assegurou ao Brasil que uma delegação vaticana o representaria. A mesma já se encontra na capital paraense.

Compromissos prévios

O Cardeal Parolin está em Belém com a missão de participar da programação da COP30 e de agenda com a Arquidiocese de Belém. 

O Secretário de Estado da Santa Sé cumpre compromissos iniciais desde a parte da manhã: uma visita de cortesia junto à embaixada da Itália e aos padres da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, em Marituba, município localizado na região metropolitana de Belém (PA).

A agenda cumpre-se pelo Cardeal Pietro, acompanhado dos Bispos da Arquidiocese de Belém, Dom Julio, Dom Paulo e Dom Alberto, e ainda do Ministro AntonioTajani, do Embaixador Alessandro Cortese, outros diplomatas, jornalistas e representantes da Prefeitura de Marituba e do Governo do Estado do Pará. 

O Hospital da Divina Providência, instalado há mais 30 anos no município de Marituba, atende pacientes de média e alta complexidade nas mais diversas áreas, como cardiologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, pronto socorro e medicina preventiva.  

Concluído o intervalo para o almoço, a agenda da Arquidiocese continua somente com o Cardeal Pietro Parolin. Acompanhado dos Bispos de Belém, ele irá à escola Fazendinha da Esperança, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade, e o abrigo São João Paulo II, antiga colônia Hanseniana, que foi visitada em julho de 1980 pelo então Papa, João Paulo II. 

A agenda do Cardeal Pietro continuará na Residência Episcopal, em Belém, até seu retorno para a Itália.

Texto: Por Bernadete Costa – Jornal Voz de Nazaré Online | Rede Nazaré com Arquidiocese de Belem
Fotos: Alan Monteiro/Ascom Arquidiocese de Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também