Belém celebra Corpus Christi

Ministros da Sagrada Comunhão reforçam compromissos

Quinta-feira, 19 de junho, dia marcado pelo testemunho de fé milhares de fiéis que exaltaram, publicamente, a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento em toda a Igreja. A Arquidiocese de Belém reuniu o Povo de Deus na Arena Guilherme Paraense (Ginásio Mangueirinho) para celebrar a Solenidade de Corpus Christi.

Desde cedo, os portões estavam abertos para receber os fiéis, procedentes das 109 paróquias da Arquidiocese, representada por membros de suas pastorais, movimentos, Novas Comunidades, grupos e serviços de evangelização e o Clero Arquidiocesano.

A programação desenvolveu-se pela manhã, envolvendo oração, palestra e momentos de louvor, tendo como culminância, a Santa Missa, procissão eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento ao final da celebração. O evento e sua forte expressão de participação dos fiéis transformou o ginásio Mangueirinho em um local de peregrinação jubilar, onde os fiéis puderam receber indulgências. 

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Missa Solene às 10h, concelebrada pelo Arcebispo Coadjutor, Dom Julio Endi Akamine, e a presença de todo o Clero Arquidiocesano.

A Solenidade de Corpus Christi é o único momento em que a Igreja conduz o Santíssimo Sacramento pelas ruas ou em amplo espaço público que possibilite aos fiéis exaltar, publicamente, a presença real do Senhor na hóstia consagrada. Na celebração em Belém, Dom Julio conduziu a procissão eucarística na sua primeira celebração solene na Arquidiocese. A conclusão deste momento foi conduzido pelo Arcebispo Dom Alberto, a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na celebração realizada pela Arquidiocese de Belém, a cerimônia solene incluiu a renovação do compromisso de mais de 4 mil Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MECE).

A Solenidade teve como tema “Eu sou o Pão vivo descido do céu” (Jo 6,51) e lema “Jesus, nossa esperança, se fez pão para nós”, propiciando ao público uma meditação dessa mensagem que tem como ponto principal a Eucaristia.
Celebrante da Solenidade, o Arcebispo Dom Alberto, explicou para os fiéis que esta data é muito especial para a Igreja, é um compromisso com a finalidade de recordar a Última Ceia de Jesus Cristo, na Quinta-feira Santa.

Essa passagem da vida de Cristo no meio de sua Igreja é o momento em que Ele mesmo proclama a sua presença real entre nós. “Fazei isto em memória de mim”, ressalta Dom Alberto, repercutindo as palavras ditas por Jesus.

E, assim, o Arcebispo destaca que a Solenidade de Corpus Christi vem “recordar a todos nós a presença de Jesus em nosso meio, por isso, celebramos, publicamente, a lembrança destas palavras. Por essa razão, todos os anos, a Igreja Católica celebra o mistério do corpo de Jesus presente na hóstia consagrada, como sinal de que “esse pão vivo descido do céu, é sinal de esperança para o mundo”.

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também